Diocese de Oeiras realiza estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2020

Multiplicadores que vão atuar na Campanha da Fraternidade 2020, da Igreja Católica, pela diocese de Oeiras, se reuniram neste fim de semana na sexta-feira (07) e sábado (08) para um estudo sobre o evento, que este ano tem como tema “Fraternidade e Vida” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), extraído da Parábola do Bom Samaritano. O Objetivo Geral é “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

O estudo contou com representantes de todas as paroquias e áreas Pastorais da diocese de Oeiras, padres, leigos e religiosas, estiveram presentes a fim de tomarem ciência dos objetivos da campanha para o ano 2020.

Por meio do tema e do lema da Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso / “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) –, somos convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

De acordo com o bispo da diocese de Oeiras dom Edilson Nobre, esse seminário é de grande relevância, pois proporciona uma motivação com os agentes de pastorais que vieram das paróquias e áreas pastorais, representantes de algumas instituições para o aprofundamento do tema Fraternidade e Vida; ressaltou que a intenção da igreja católica ao reunir essas representações é:“Nossa intenção é provocar a comunidade de modo geral não só a comunidade de fé, mas a sociedade para esta sensibilidade maior a questão da vida, porque a igreja prega isto, a prática do samaritano nos ajuda ater um olhar dentro desta perspectiva “viu, sentiu e cuidou” viu a situação, sentiu a compaixão e consequentemente cuidou daquele que estava desamparado” pontuou dom Edilson Nobre.

A assessoria deste seminário ficou a cargo do  Antônio Evangelista, membro da Equipe Nacional da Campanha da Fraternidade – ENAC. Em suas colocações, enfatizou que “Começa em casa, no diálogo franco, sempre focando em esperança e soluções, não apenas em problemas. Precisamos desenvolver uma escuta qualificada”, ressaltou Toninho.

O Texto-Base nos oferece um panorama completo, com todo o referencial de que precisamos para viver, difundir e praticar os preceitos dessa edição da Campanha da Fraternidade. Além de uma abordagem fundamentada para cada um dos pilares, “Viu, Compadeceu e Cuidou”, contém a letra do hino oficial, a oração e o conceito da arte do cartaz. Também nos apresenta dados e orientações sobre o Fundo Nacional de Solidariedade.

Para o padre João de Deus o tema deste ano vem de encontro à realidade que estamos vivendo. Ele fez questão de observar dados revelados pela imprensa do Piauí, onde mostrou que 42% da população do estado, passa fome. “pude acompanhar no mês de janeiro uma série de três programas da TV Club em reportagens, um percentual preocupante de quarenta e dois por cento de pessoas que não se alimentam adequadamente no nosso estado”. Na avaliação do pároco da Sagrada Família “este momento que estamos vivendo com a campanha é propício para que não só a igreja católica como outras denominações religiosas, possam também trabalhar esse tema para a valorização da vida, a devolução do valor da vida que vem sendo negado a tantas pessoas” afirmou padre João de Deus.

A campanha da Fraternidade começa na quarta-feira de cinzas (26) fevereiro e segue até o domingo da coleta nacional da solidariedade, que acontece no Domingo de Ramos (05) de abril. Em Oeiras, o estudo com os multiplicadores aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedido Lopes.

Texto: Claudevandio e Ana Karla