Diocese de Oeiras realiza Encontro Diocesano de Formação para Secretárias e Secretários  Paroquiais

Com o objetivo de capacitar os secretários paroquiais a Diocese de Oeiras realizou nos dias 02 e 0 de abril, no Centro Diocesano de Pastoral, o Encontro Diocesano de Formação para Secretárias e Secretários  Paroquiais.

No primeiro momento após a oração das laudes, o bispo diocesano, Dom Edilson Nobre, agradeceu a presença e o empenho dos presentes e abordou a Temática 01: “A espiritualidade dos secretários paroquiais”, onde falou que “ninguém é perfeito, a espiritualidade é que nos ajuda a sermos perfeitos, explicou que ser secretário ou secretária é ser como um anjo que acolhe o próprio Deus encarnado no ser humano, como se fossem o porteiro do céu, Deve-se destacar pela discrição e silêncio, pois Deus Age na sutileza da vida” ; na sequencia, foi realizada uma oficina para conhecer o Sistema de Pastoral com Assessoria da Maistre Informática. Para encerrar o dia, todos os participantes assistiram a Santa Missa  na igreja da Imaculada Conceição, em Oeiras – PI.

O Chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Welson Barbosa foi o responsável pela Temática 02: Os arquivos paroquiais: assentamento e conservação (livro tombo, livro de batizados e de casamentos, inventário), seguida de oficina para  transferência dos dados e utilização dos arquivos paroquiais no sistema de pastoral.

No segundo dia, Pe. Welson Barbosa explicou sobre os Documentos paroquiais: processo de habilitação Matrimonial, certidão, declaração, notificação de casamentos, retificação de registros de batismo e de casamento. Finalizou sanando as dúvidas dos presentes.

PALAVRA TEM PODER!

Nossas relações interpessoais são formadas e estabelecidas por muitas e fortes mediações. Uma dessas mediações é a Palavra. Sem a palavra a vida seria