Diocese de Oeiras realiza Encontro de Formação da Pastoral da Pessoa Idosa – PPI

Compartilhe:

Realizou-se no dia 19 /03 /2022, no Centro Diocesano de Pastoral, em Oeiras, o Encontro de Formação da Pastoral da Pessoa Idosa – PPI. Com a presença de representações das Paróquias e Áreas Pastorais que compõem da Diocese de Oeiras, o encontro foi assessorado por Maria José Barreto e Marcondes da Coordenação Regional da PPI.

O objetivo da Pastoral da Pessoa Idosa é formar redes de solidariedade humana, fortalecendo o tecido social e contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família, buscando a compreensão de todas as dimensões do envelhecimento (física, psicológica, social e espiritual), gerando uma cultura de cuidado do ser humano em sua plenitude para a construção de uma sociedade mais igualitária para todas as idades. (https://fiapam.org/)

De acordo com  o Padre Rogério Santos, coordenador Diocesano de Pastoral,   “este encontro de Formação da Pastoral da Pessoa Idosa foi um compromisso assumido pela Diocese de Oeiras na última Assembleia Diocesana de Pastoral realizada em Novembro de 2021. Dom Edilson, nosso bispo diocesano, motivou os párocos e administradores paroquiais a enviarem pelo menos uma pessoa de cada Paróquia e Área Pastoral com o desejo de reimplantar esta Pastoral em nossa Diocese. Deste encontro formamos a Coordenação Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa que foi composta por um representante de cada um dos quatro setores diocesanos. A presença dos coordenadores Regionais da PPI muito nos motivou e nos ajudou nos encaminhamentos desta Pastoral. Grato a todos que participaram, aos padres que responderam à nossa motivação e ao nosso bispo por todo apoio e participação junto a nós. Deus seja louvado! ” ressaltou o padre Rogério.

Dom Edilson Nobre enfatizou “o desejo de recomeçar o trabalho junto a Pessoa Idosa, pois da mesma maneira que se cuida das crianças e jovens, também não se pode descuidar do idoso, visto que são pessoas que já colaboraram com a sociedade”.

Fundada em 05 de novembro de 2004 por Dra. Zilda Arns, a Pastoral da Pessoa Idosa acompanha 170.000 (cento e setenta mil) pessoas idosas mensalmente, através de visitas domiciliares, de maneira sistematizada, por meio de 25.000 (vinte e cinco mil) Líderes Voluntários em mais de 1.000 (mil) Municípios em todo Brasil. Um trabalho realizado para promover a dignidade da pessoa idosa, de forma que tenha acesso aos seus direitos e seja valorizada. ( https://ppi.org.br)

O encontro seguiu todos os protocolos de higiene exigidos pela OMS, em combate à COVID 19.

 

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts