Diocese de Oeiras realiza capacitação para novos Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa

Durante os dias 16 e 17 de fevereiro, a diocese de Oeiras realizou a capacitação de lideres da Pastoral da Pessoa Idosa. O evento foi assessorado por integrantes do regional N4 composta por Maria José Barreto, Marcondes e Teresinha.

Entre os participantes, padres e voluntários lideres da Pastoral da Pessoa Idosa das paróquias da diocese de Oeiras.

Em entrevista concedia a rádio Cristo Rei, Maria José Barreto, falou da importância da Pastoral da Pessoa Idosa. “A nossa missão é valorizar e promover o idoso, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado à sua família e à comunidade”. Ainda de acordo com Maria José “esse trabalho que a pastoral desenvolve junto à comunidade de cada paróquia é a visita aos idosos em suas casas, levando apoio espiritual e emocional, pois muitos idosos vivem em situação de abandono emocional por seus familiares”, concluí Barreto.

Para o bispo diocesano de Oeiras, Dom Edilson Nobre, a Pastoral da Pessoa Idosa já teve um papel muito importante, porém, sem saber ao certo explicar as razões, ele afirmou ao radialista Claudevândio Macêdo, o real sentido da diocese em promover encontro de formação de capacitadores:

O nosso desejo é retomarmos um trabalho que é tão importante junto à pessoa idosa. Do jeito que nós devemos ter uma atenção especial à criança, também ao jovem, não podemos negligenciar em relação ao idoso, São pessoas que deram uma contribuição tão grande para a sociedade e sermos presença na  vida delas e da família que cuida desses idosos”, afirmou Dom Edilson.

Ao término do encontro os participantes elegeram a senhora Amélia Barros da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, como coordenadora diocesana a pastoral.

Por Claudevândio Macêdo

Fotos: Dom Edilson Nobre