Diocese de Oeiras realiza Assembleia Diocesana do Dizimo

Compartilhe:

A Diocese de Oeiras, realizou sábado, 25/10/2025 no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, a Assembleia Diocesana da Pastoral do Dízimo com o Tema: “ DÍZIMO, SINAL DE ESPERANÇA E PERTENÇA À IGREJA” e o Lema:  “EM CRISTO SOMOS UM.  (”Gl.3,28).

A Assembleia teve início às sete horas com a acolhida e o credenciamento dos participantes, bem como, o café da manhã.   Às oito horas iniciou-se os trabalhos com a animação feita pelas Paróquias de Santo Antônio, Colônia do Piauí e Nossa Senhora da Vitória, Oeiras. Em seguida Antônia Maria, coordenadora da Pastoral do dízimo na Paróquia de São Sebastião, Tanque do Piauí, conduziu a oração inicial de abertura da Assembleia, refletindo o texto bíblico Mt.13, 3-9.

Na sequência, a articuladora diocesana da Pastoral do Dízimo Maria dos Remédios Santos, acolheu a todos desejando as boas-vindas e passou a palavra para Dom Edilson Soares Nobre, bispo diocesano, que fez a abertura da assembleia, falando sobre a importância da mesma para a formação de cada agente da pastoral do dízimo, bem como para a realização de um trabalho missionário na perspectiva da evangelização em cada Paróquia. Pediu o comprometimento de cada padre e de cada leigo engajado no projeto de evangelização da nossa diocese, tendo em vista, o Regional Nordeste IV ter assumido o compromisso de extinguir as taxas de sacramentos, tornando o dízimo a principal fonte de sustentabilidade das comunidades, paróquias e diocese.

Em seguida, Remédios apresentou a programação, fez os encaminhamentos e a equipe de animação conduziu a dinâmica de apresentação dos participantes de cada paróquia em cada Setor diocesano. Logo após, o Pe. Thassio Kallil, coordenador diocesano da pastoral do dízimo, assessorou a Assembleia trabalhando o Tema supramencionado. Iniciou falando que o dízimo é bíblico, mostrou os documentos da CNBB (Estudo nº 8 e Documento 106) que fundamentam o trabalho do dízimo, seguida de uma abordagem sobre os conceitos do dízimo como: uma contribuição sistemática e periódica, motivada pela fé; pressupõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização. Como sistema de contribuição citou as características do dízimo: É relacionamento com a experiência de Deus   e com o amor fraterno; é um compromisso moral dos fiéis com a Igreja; é fixado de acordo com a consciência retamente formada; é sistemático e periódico; só podemos compreender o dízimo com seu fundamento na Palavra de Deus.

Enfatizou que a decisão de contribuir com o dízimo nasce de um coração agradecido por ter encontrado o Deus da vida e experimentado a beleza de sua presença amorosa no dia a dia.

Destacou, que o dízimo pode ser visto como um sinal de esperança e pertença à Igreja, pois reflete o compromisso dos fiéis com a missão e a unidade da comunidade, que é fortalecida em Cristo. A prática expressa a fé, a gratidão e a partilha, contribuindo para que a Igreja seja um espaço vivo e atuante, onde o amor de Deus é manifestado e partilhado.

Mostrou que o dízimo manifesta a esperança de diversas formas:

  • Dízimo como sinal de esperança:
  • Confiança na Providência Divina; Sustentação da missão; Alimentação da fé; Forma comunhão; Gesto concreto de amor; Projeta o futuro.
  • Dízimo como sinal de pertença à Igreja 
  • Expressão de amor e maturidade; Sustento das obras eclesiais; Caminhar em comunidade.
  • Dízimo como a união em Cristo, somos um
  • Partilha generosa; Consciência de comunhão; Superação do apego material.

O Pe. Thassio, concluiu, fazendo um chama à conversão pastoral. Destacou que a assembleia do dízimo é também um tempo de avaliação e conversão. Precisamos reconhecer que muitos ainda não compreenderam o verdadeiro sentido do dízimo, por isso a diocese de Oeiras, é chamada a investir na formação permanente sobre o dízimo nas paróquias e comunidades.

Às dez horas, aconteceu o intervalo para o lanche e às dez horas e vinte minutos, retomou-se os trabalhos com a equipe fazendo a animação da Assembleia. Dando continuidade, Remédios conduziu a dinâmica da divisão dos trabalhos de grupo, que foi dividido por Setor. Na sequência houve a partilha de experiência e em seguida os trabalhos de grupo. Durante os trabalhos de grupos foi escolhido foram escolhidos o coordenador da pastoral representante de cada Setor para formação da Equipe Diocesana da Pastoral do Dízimo.

 Às 13:00h realizou-se a socialização das experiências partilhadas nos GTs, apresentadas pelos relatores de cada grupo dos destaques mais relevantes que foram partilhados e apresentação da Equipe Diocesana da Pastoral do Dízimo que ficou assim formada:  Representante do Setor 01: Maria Gorete Veloso – Paróquia de Santo Antônio – Colônia do Piauí; Setor 02 – Antônia Maria de Araújo Filha – Paróquia São Sebastião – Tanque do Piauí; Setor 03 – Nileide Rodrigues de Sousa – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Simplício Mendes; Setor 04 – Maria do Rosário da C. Sousa – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Socorro do Piauí.

Dando prosseguimento, Ivaneide Alves apresentou a  Visão Panorâmica do Dízimo na Diocese, dos anos de 2023 e 2024 por Setores(1, 2, 3 e 4). Percebeu-se que em algumas Paróquias houve um decréscimo no dízimo, mas em outras houve um acréscimo. Analisando esse panorama do dizimo na diocese percebe-se  que o trabalho com o dízimo deve ser na dinâmica missionária, na perspectiva da evangelização, tendo como elemento a conversão pastoral e a renovação paroquial, pois a missão é permanente.

Para finalizar, foi apresentada a Dom Edilson a nova equipe diocesana da pastoral do dízimo. O mesmo abençoou os novos membros  e   enviou-os para a missão. Encerrou a assembleia agradecendo a participação ativa de todos e fez um sorteio de bíblias, terços e outros prêmios para os participantes, em seguida deu a benção final.

 

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts