Iluminados pelo tema “A Liturgia na Catequese de Iniciação à Vida Cristã”, aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2023, no Centro Diocesano de Pastoral, a Assembleia Diocesana de Iniciação à Vida Cristã. Contou com a presença de mais de 100 representantes de diversas paróquias e áreas pastorais da Diocese: catequistas dos Itinerários de Batismo, de Crianças, de Adolescentes e Jovens e de Adultos, membros da Pastoral Familiar e Pastoral Litúrgica. Marcaram presença o bispo diocesano Dom Edilson Nobre, os padres: Rogério, Gildásio, Kleyton, Jonh Elves e as religiosas. O encontro foi assessorado pelo Pe. Thiago Faccini Paro, da equipe das Edições CNBB-Brasília.
A catequese como educadora da fé e a liturgia como celebração da fé são duas funções da única missão evangelizadora e pastoral da igreja. Alguém se torna discípulo de Jesus na Igreja através da ação litúrgica do batismo e por meio da ação evangelizadora da catequese, destacou o assessor. Tanto a catequese como a liturgia tem o desafio de ajudar as pessoas a fazer a experiência do Deus da vida e do Amor. Celebrando o Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã e de Animação Vocacional este foi mais um passo no Projeto Diocesano de IVC provocando a reflexão sobre a união liturgia e catequese como propõe o Doc. 107, n.74.
Segundo o Pe. Thiago, “a Iniciação é um processo que dá identidade e unidade. Por isso, há a necessidade de todo batizado ser bem iniciado na vida cristã”, sendo que “o processo de iniciação pressupõe uma mudança, pressupõe conversão”. Também se refletiu com profundidade as dimensões do Itinerário Catecumenal, que são: celebrativa, catequética e vínculo afetivo. É tempo de mudar paradigmas no processo de Iniciação e educar a todos a criar vínculo afetivo com a comunidade.