Diocese de Oeiras realiza 1º Seminário Bíblico Catequético Diocesano

Compartilhe:

Com o Tema: “A palavra de Deus é viva e eficaz” e o lema ” …a palavra está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática” ( Dt 30,14), realizou-se na Diocese de Oeiras, no dia 14 de setembro de 2019, o I Seminário Bíblico Catequético Diocesano. O evento aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, Oeiras – Piauí, com a presença de mais de 200 participantes, dentre os quais, agentes de pastorais, religiosas, padres, representantes das paróquias e Áreas Pastorais que compõem a diocese de Oeiras. A organização do Seminário foi feita pelo Setor Diocesano de Animação Bíblico-Catequética

O mês de setembro é um dos meses temáticos da Igreja Católica, cujo enfoque é a Bíblia Sagrada. Neste sentido, a Igreja exorta a leitura, oração e principalmente a vivência da Palavra de Deus. Neste contexto, buscando favorecer aos catequistas e demais agentes de pastorais o estudo da Palavra de Deus dentro do processo de iniciação a vida cristã para que seja uma Igreja diocesana servidora da Palavra, a diocese de Oeiras ser reúne, neste dia festivo para Exaltação da Santa Cruz e para o seu I Seminário Bíblico-Catequético Diocesano.

O seminário foi assessorado por três grandes biblistas do Regional Nordeste IV: padre Padre Antônio Soares que é do Clero da diocese de Parnaíba; Mestre em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma; Reitor do Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg em Teresina; professor de Bíblia do ICESPI; pelo Padre Fabrico Damasceno, que é sacerdote da Comunidade Nova Jerusalém em Teresina; Mestre em Arqueologia e Epigrafia Bíblica para escola Bíblica de Jerusalém; professor de Bíblia do ICESPI; e o Padre Charles da Silva, padre jesuíta da Província Jesuítas do Brasil em Teresina; mestre em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma e professor de Bíblia do ICESPI.

Após oração inicial, conduzida pela Irmã Laudir Crocoli e as catequistas do setor de animação Bíblica catequético, e as palavras de acolhida do bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre, o padre Antônio Soares fez uma abordagem sobre a introdução da Sagrada Escritura, enfatizando que a palavra de Deus deve ser ouvida, guardada e assim transmitida, para isso é necessário que toque o coração de quem a lê. Só assim poderá ser praticada. Palavra de Deus quando ouvida, entendida e amada e nos remete ao trabalho missionário, como o primeiro missionário Jesus Cristo e assim a uma maior prática do amor caridade. Para melhor entender a Bíblia é necessário entender a língua, cultura, história do povo que Deus escolheu para escrevê-la. A palavra de Deus é viva e eficaz.

 

O Padre Charles, trouxe aos participantes o aprofundamento do Evangelho Segundo Lucas, já que a Igreja Católica vivencia o Ano Litúrgico C, sob a inspiração do evangelista São Lucas.

 

 

 

 

 

Como este mês da Bíblia é inspirado nas luzes do Evangelho de São João, a 3ª Conferência com o tema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou”, o Padre Fabrício Damasceno ressaltou a importância do amor a Deus e ao próximo, enfatizando que se não amarmos nossos irmãos que estão ao nosso lado e os vemos, como poderíamos amar a Deus que não vemos.

 

 

Em seguida houve a interação com os participantes, onde foram esclarecidas as dúvidas. Logo após, foi feita a leitura orante da Bíblia ou Lectio Divina, conduzida pela Padre Welson Barbosa. Para finalizar, Dom Edilson Nobre agradeceu a todos os participantes, conferencistas e ao setor Diocesano Bíblico Catequético pela organização deste seminário. Lembrou que quanto mais nós mergulharmos na Palavra de Deus, percebemos que Ela é uma fonte inesgotável. Tivemos, de modo prazeroso uma visão geral a respeito da Escritura Sagrada, como também, uma abordagem especial sobre os evangelistas Lucas e João. Mas, é necessário muito mais encontros como este para melhor entendermos e vivenciarmos a Palavra de Deus, pontou.

Por fim, deu-se a benção final e envio dos participantes. O I Seminário Bíblico Catequético Diocesano, encerrou as 16:00h deste sábado.

 

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts