A Diocese de Oeiras publicou, no dia 08 de novembro do ano em curso, o Diretório Pastoral Diocesano para os Sacramentos, por ocasião de sua Assembleia de Pastoral.
A apresentação do referido Diretório foi realizada pelo Pe. Kleyton Vieira da Silva, Vigário Geral, que ressaltou o espírito de comunhão, participação e unidade presente na elaboração do documento nas várias instâncias de organização pastoral da Diocese. Colocou-se em relevo a sua dinâmica pós-publicação: “cada paróquia fará, da melhor maneira possível, o Diretório ser conhecido pelos fieis”, pontuou Pe. Kleyton.
O Diretório contempla uma estrutura padrão para todos os capítulos, a saber: a fundamentação bíblico-teológica de cada sacramento e as orientações normativas da Diocese para a sua celebração.
Segundo Dom Edilson Soares Nobre, este Diretório Pastoral “é o legado de um processo sinodal presidido pelo bispo, elaborado por uma comissão e aperfeiçoado através da participação do clero, das religiosas, religiosos, leigos e leigas”. A mensagem de apresentação do Diretório também revela o desejo do coração do pastor: “que a unidade da ação pastoral faça de todas as paróquias […] uma grande comunidade de fé, samaritana e misericordiosa”.
O Diretório Pastoral Diocesano para os Sacramentos, publicado a 08 de novembro de 2024, entrará em vigor a 25 de dezembro do mesmo ano.
Texto: Pe. Gildásio Sousa