Diocese de Oeiras promove Simpósio Vocacional

A Diocese de Oeiras realizou um grande Simpósio Vocacional, neste 19 de agosto de 2023, com a presença de 270 participantes, jovens na sua maioria, vindos de todas as suas paróquias e áreas pastorais. O Simpósio refletiu o Ano Vocacional no Brasil, com o tema: Vocação, graça e missão; e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24).

Após a Leitura Orante da Bíblia, Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras, acolheu com alegria e entusiasmo a todos os participantes e palestrantes, recordando a importância do Simpósio Vocacional e lembrando que “mesmo sabendo o que queremos [a vocação], é sempre necessário beber da fonte, para não esquecermos a nossa identidade, a nossa diocesaneidade”. Somos todos Diocese de Oeiras!

O primeiro palestrante foi Dom Francisco Gabriel, bispo de Campo Maior e Vice-presidente do Regional Nordeste IV (Piauí)  da CNBB, que trabalhou a temática: Vocação é graça que faz arder o coração. Uma indagação provocou positivamente os participantes do Simpósio: ” Qual é o lugar que eu ocupo na Igreja? Este lugar é a minha vocação. E é preciso ocupar este lugar porque é somente seu”. É um lugar individual e intransferível.

O segundo palestrante foi o Pe.  Welson Barbosa, pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Francisco Ayres e referencial diocesano da Pastoral Vocacional, que socializou o tema: Vocação é Missão: um chamado ao serviço da comunidade.

Salientou que o discípulo missionário é aquele que fez um encontro profundo e pessoal com o Senhor Jesus, encontro que transforma a sua vida, plenificando-a de sentido. Destacou ainda que é para o serviço e para o amor que somos chamados e enviados em missão.

O Simpósio Vocacional foi enriquecido pelos testemunhos vocacionais de um presbítero, de uma religiosa e de uma leiga, que aqueceram os corações de todos os presentes.

O terceiro tema, IVC: Caminho para o encontro com Cristo, foi exposto no modo vídeo-conferência pelo Pe. Wagner, assessor da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB. O palestrante destacou o discipulado como condição para o caminho com Cristo. Afirmou ainda que a finalidade da IVC é despertar o discipulado elevar a pessoa a assumir características de discípulo (DAp 292).

O Simpósio teve o seu encerramento e envio com a Santa Missa, presidida por Dom Edilson Nobre e concelebrada pelos padres da Diocese de Oeiras. Na sua homilia da Missa vespertina da Assunção de Maria, Dom Edilson exortou a todos a tomar como exemplo de vocacionada esta mulher querida, Maria, a mãe de Jesus. Uma mulher capaz de deixar acontecer em sua vida a vontade de Deus. Por fim, convidou a todos a renovar o pacto de amor e missionariedade com Jesus, o filho de Maria.

Por: Pe. Gildasio Sousa – referencial para comunicação na Diocese de Oeiras

ORAÇÕES DESCONCERTANTES

Saber orar é a maior de todas as conquistas da fé porque, ao mesmo tempo que indica maturidade espiritual, revela o nível de conversão, obediência,