Diocese de Oeiras promove Assembleia Diocesana de Pastoral

Compartilhe:

 

A diocese de Oeiras realizou nos dias 14 e 15 de novembro a 18ª Assembleia Dioesana de Pastoral no Centro Diocesano de Pastoral com a participação do clero, religiosos, religiosas, leigos e leigas representantes das paróquias.

Na missa de abertura, durante a homilia, dom Edilson lembrou da importância da Assembleia para o fortalecimento das ações pastorais da diocese e exortou a todos para contribuírem de forma significativa durante o evento.

Após a missa foi realizada a acolhida a todos os setores da diocese e o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Rogério Nascimento fez uma memória da história da Diocese de Oeiras desde o seu surgimento até os dias atuais, passando por todos os momentos importantes e marcantes na vida social, política e religiosa de Oeiras e  proferiu a 1ª Conferência da assembleia com o Título “Memória, discernimento e conversão pastoral: comunhão, participação e missão” com base no três fundamentos do documento Instrumentos Laboris, a saber, Comunhão – Participação – Missão.

Na manhã do sábado, 15/11, Dom Edilson continuou o estudo do documento proferindo a 2ª Conferência com o tema: “Sujeitos da Missão e Compromissos Sinodais” e exortou a todos a fazerem uma avaliação da participação de todos no território diocesano e paroquial. “Todos são importantes na Igreja e, quando percebemos que há lacunas é preciso trabalhar para resolver esta lacuna inserindo a todos nos serviços e na Eucaristia”, disse dom Edilson. Apresentou, assim, o papel da igreja como essencial para unir a todos em torno do altar do Senhor, valorizando, sobretudo, o papel do leigo em todas as ações da igreja e lembro, ainda, que o leigo é parte fundamental e não uma alternativa na diocese e nas paróquias.

Nos compromissos sinodais, o documento reforça que para a Igreja ser constantemente sinodal é preciso que haja um processo de conversão de forma que esteja presente em todo lugar e que reforce os organismos de participação como os Conselhos Paroquiais de Pastoral, o Conselho de Assuntos Econômicos e tantos outros em que os leigos tem poder não apenas de consultivo, mas decisivo em âmbito diocesano e paroquial.

Para a criação do plano de metas e ações da diocese para o ano de 2026, os presentes foram divididos em grupos em que foram discutidos temas para a construção do Plano de Ação Diocesano, levando em conta aquilo que consta no documento da CNBB e observando a orientação de alargar a tenda e ter um olhar mais benevolente para com todos que fazem a igreja de Oeiras. As propostas foram apresentadas à assembleia e aprovadas por todos os presentes.

Na sequência, foi elaborada a versão preliminar do calendário diocesano para o ano de 2026, constando todos os eventos e ações da diocese para todo o ano.

Por Fabio Medeiros

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts