Diocese de Oeiras participa do 18° Congresso Eucarístico Nacional

Compartilhe:

A Igreja no Brasil realiza, de 11 a 15 de novembro de 2022, o seu 18° Congresso Eucarístico Nacional, em Recife, Pernambuco, com o tema Pão em todas as mesas. E, juntamente com Dom Edilson Nobre, algumas lideranças pastorais da Diocese de Oeiras participam do referido Congresso, em sinal de unidade e comunhão eclesial. Neste sentido, a professora Elimar Barros afirma: “estou vivendo um momento especial de intimidade com Jesus-Eucaristia, de renovação da minha fé e de reafirmação da missão com as atitudes eucarísticas no cotidiano”.

O Legado Pontifício (representante do Papa Francisco), o Cardeal Antônio Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, Portugal, recordou-nos que a “Eucaristia é incompatível com a ceia daqueles que se fecham em seus próprios interesses; só é respeitada onde ela própria é compartilhada; e ela tem a capacidade de corrigir as divisões, mesmo entre as pessoas que crêem “. O Cardeal também lembrou-nos do Congresso Eucarístico Internacional de Bogotá, em 1968, que rezou A Eucaristia e as implicações sociais da caridade. Assim, “o presente Congresso não está inovando, mas continuando a tradição da Igreja no cuidado eucarístico da caridade aos pobres.

Outrossim, Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife, convidou a todos a “cultivar uma cultura eucarística; ver na Eucaristia uma profecia para o mundo atual atual; e aprofundar o que o mundo de hoje tem a pedir à Eucaristia e o que a Eucaristia tem a dizer e oferecer ao mundo hodierno”.

A programação do Congresso, pontua a equipe de organização, consta de Missas, vigília da juventude, adoração eucarística, oficinas temáticas, feira católica, atividades culturais, exposições e um grande Simpósio Teológico. Está prevista a participação de 13 mil fiéis nos vários momentos do Congresso, inclusive a grata presença de aproximadamente 200 bispos, arcebispos e cardeais, e de 1.200 sacerdotes de todo o Brasil. Que haja Pão em todas as mesas!

Por: Pe. José Gildásio de Sousa Silva – Referencial da Pascom Diocesana

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts