Diocese de Oeiras inicia o Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor e rito do Lava-pés

Compartilhe:

 

Celebração presidida por Dom Edilson Nobre reuniu fiéis na Catedral e marcou o início dos dias mais santos da Igreja. A Diocese de Oeiras deu início, na noite da Quinta-feira Santa, ao Tríduo Pascal, com a celebração da Santa Missa Vespertina da Ceia do Senhor, presidida por Dom Edilson Soares Nobre, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, com início às 17h.

A celebração recorda a Última Ceia de Jesus com seus discípulos e inaugura os dias mais importantes do calendário litúrgico, nos quais a Igreja contempla os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Durante a liturgia, destacou-se o rito do Lava-pés, gesto que rememora a atitude de humildade e serviço de Cristo. Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus ensina que o amor verdadeiro se concretiza na doação ao próximo.

Em sua homilia, Dom Edilson ressaltou o sentido profundo da Eucaristia como expressão máxima do amor de Deus: “A Eucaristia é o sinal maior de um amor que se entrega totalmente.” O bispo também enfatizou que o exemplo de Jesus deve orientar a vida cristã: “Não há verdadeira vivência da fé sem a prática do serviço e da caridade.”

A Missa da Ceia do Senhor também recorda a instituição do sacerdócio e do mandamento do amor, elementos centrais da vida da Igreja. Para os fiéis da Diocese de Oeiras, este momento marca o início de uma intensa caminhada espiritual ao longo do Tríduo Pascal.

Ao final da celebração, ocorreu a transladação do Santíssimo Sacramento, seguida de um momento de adoração, convidando os fiéis à vigilância e à oração.

A programação da Semana Santa na Diocese segue com as celebrações da Sexta-feira da Paixão, o Sábado Santo e a Solene Vigília Pascal, ponto culminante da fé cristã.

Dom Edilson ainda exortou os fiéis a viverem profundamente este tempo litúrgico: “Somos chamados a mergulhar no mistério do amor de Cristo e permitir que Ele transforme a nossa vida.”

A Semana Santa na Diocese de Oeiras é tradicionalmente marcada por forte participação popular, expressando a fé viva do povo de Deus e renovando a esperança na Ressurreição.

Por: Breno Barbosa

Fotos Fabiola

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts