Diocese de Oeiras encerra o Curso de Extensão em Introdução à liturgia

A Diocese de Oeiras realizou nos dias 14 e 15/06/2024, o quarto e último módulo do Curso de Extensão em Introdução à Liturgia, no Centro Diocesano de Pastoral, Oeiras – PI. Presentes representantes de todas as Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese.

Com o objetivo de contribuir para com a formação litúrgica dos fieis leigos e leigas da Diocese de Oeiras, a fim de que participem, de forma mais plena, consciente e ativa da vida litúrgica da Igreja, bem como favorecer uma formação sólida sobre a Sagrada Liturgia da Igreja Católica de Rito Romano; estudar os principais documentos da Igreja sobre a Sagrada Liturgia; aprofundar sobre os principais ritos e celebrações da Iniciação à vida Cristã – IVC;  entender os critérios para a escolha do canto litúrgico nas celebrações litúrgicas da Igreja e conhecer a Instrução Geral da 3ª Edição do Missal Romano (IGMR), o curso foi dividido em 4 (quatro) módulos com uma carga horária de 40 h/a (quarenta horas/aulas).

O Curso teve início em março com a disciplina Introdução à Liturgia, ministrada pelo Padre Rogério Nascimento Santos, Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da paróquia Nossa Senhora da Vitoria; na qual destacou a Compreensão de Liturgia. História da Eucaristia; A Missa com o povo parte por parte; Celebração da Palavra; Ornamentação da Igreja; A disposição da Igreja (lugar dos fieis…); O lugar das imagens; Requisitos para a celebração da Missa (pão e o vinho, alfaias, vasos sagrados, vestes, gestos); A Liturgia na Sacrossactum Concilium e na Desiderio Desideravi e o Ano litúrgico

O Segundo Módulo, em 19 e 20 de abril, foi ministrado pelo Seminarista João Victor Piancó, da Arquidiocese de Teresina, com a disciplina Instrução Geral da 3ª Edição do Missal Romano (CNBB, 2023), abordando sobre a História, novidades e valor mistagógico; a IGMR: Estrutura e peso normativo; funções e ministério na Missa; normas gerais para toda forma de Missa; a escolha da Missa e de suas partes e elementos práticos da Introdução ao Lecionário.

Em 17 e 18 de maio, o Padre Welson Barbosa, Chanceler da Cúria Diocesana, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição (Francisco Ayres) e mestrando em Direito Canônico, ministrou a Disciplina Ritos e Celebrações da IVC, a qual enfatizou  o Batismo (criança e adultos): Acolhida na comunidade, batismo da criança na e fora Missa, aniversário de batismo. Eucaristia (criança e adultos): Entrega da Palavra, do Rosário, Pai-Nosso, Mandamento do Amor, Creio, Escapulário, encerramento da etapa e renovação das promessas batismais, Confissões e Primeira Comunhão Eucarística. Crisma (criança e adultos): Entrega do Escapulário, celebração penitencial, encerramento e entrega da cruz, Rito sinal-da-cruz, purificação, iluminação, libertação, celebração da penitência e Celebração da Crisma.

O Quarto e último módulo foi realizado nos dias 14 e 15 de junho, com a Disciplina Canto e Música Litúrgica, onde ressaltou-se a importância do canto litúrgico, sua função na liturgia, critérios para a escolha do canto na Missa: canto inicial, ato penitencial, gloria, ofertório, santo, comunhão, final; importância do Hinário Litúrgico. Foi assessorada pelo Padre Claudio Santana, coordenador Diocesano da pastoral da Diocese de Picos, auxiliado por Jairo Lenno da Comissão Diocesana da Diocese de Picos.

Para o Padre José Raimundo Dantas de Lima, coordenador da EMIDE, “O curso de Liturgia, que concluímos na Diocese de Oeiras, é mais um sinal de que o Espírito Santo guia e ilumina a Igreja do Senhor. Algo que parecia apenas mais uma proposta da Emide transformou-se numa atividade sinodal. Foram quatro módulos em que estiveram unidos e empenhados Dom Edilson, nosso bispo, os Padres, Diáconos e os Leigos(as) Agentes de Pastoral da nossa Diocese. Assim, louvado seja Deus pelos dias de comunhão, participação e missão nesse primeiro curso de Liturgia da Diocese de Oeiras em parceria com o Icespi”, pontuou Pe José Raimundo.

Destinado às equipes de Liturgia, Catequistas, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Agentes de Pastorais, Grupos e Movimentos, demais leigos e leigas da Diocese de Oeiras e interessados pelo conhecimento da Liturgia, o curso contou com mais de 100 Agentes de Pastoral das diversas Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese de Oeiras.

A  missa de enceramento foi presidida pelo Padre José Raimundos e concelebrada pelo Diácono Odair Bezerra; antes da benção final, o professor Fábio Medeiros falou em nome da Turma; a Professora Rossana Ferreira em nome da Coordenação da Emide e o Bispo Diocesano Dom Edilson Nobre, que mesmo viajando, mandou sua mensagem de agradecimento através de vídeo.

ORAÇÕES DESCONCERTANTES

Saber orar é a maior de todas as conquistas da fé porque, ao mesmo tempo que indica maturidade espiritual, revela o nível de conversão, obediência,

NOSSO CORAÇÃO SE DILATOU

Nós temos muita coisa a aprender com o coração. Muitos, já escreveram e falaram coisas muito profundas sobre o “fazer do coração” que vale a