Diocese de Oeiras encerra Ano Jubilar com celebrações de fé e cultura

As celebrações do jubileu da diocese de Oeiras encerraram neste último sábado, 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, com uma vasta programação, formada por seminários e oficinas, exposição no Museu de Arte Sacra, recolocação da estátua do Cônego Cardoso, santa missa e ordenação presbiteral do diácono Rogério Nascimento. A partir das 08h da manhã, as caravanas vindas de todas as paróquias da diocese, foram acolhidas   nos   centros   de formação   onde   aconteceram   os   seminários   e   oficinas.

A Paróquia da Sagrada Família acolheu as Paróquias e/ou Áreas pastorais de Várzea Grande, Barra D’Alcântara, Tanque, Santa Rosa, Arraial e Francisco Aires, no ECC. Os participantes refletiram o tema: “Igreja – Casa da Caridade”, tendo como assessor o Pe. Geraldo Gereon. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário recebeu as Paróquias e/ou Áreas Pastorais de São Miguel, Paes Landim, Socorro do Piauí, Santo Inácio e Colônia do Piauí,  na   Igreja  do   Rosário.  Refletiram   o   tema:   “Igreja   –   Casa   da   Palavra”,   com assessoria do Pe. Ivan Mendes, da diocese de Floriano. Já a Paróquia Nossa Senhora da Vitória acolheu as Paróquias e/ou Áreas Pastorais de Simplício Mendes, Campinas do Piauí, Conceição do Canindé, São Francisco de Assis e Isaias Coelho. Este seminário refletiu o tema: “Igreja – Casa do Pão”. Aconteceu na Igreja de Nossa Senhora da Conceição  e  foi   assessorado  pelo   bispo  emérito  de  Floriano,   Dom  Augusto Alves Rocha.

Ao meio dia os participantes das oficinas e seminários foram acolhidos nas famílias para o almoço. A partir das 14h, se dirigiram ao Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, para a socialização e culminância das atividades formativas.

O dia foi bastante concorrido, com programação cultural no Museu de Arte Sacra, que abriu às 09h, exposição “Sala Episcopal – Memória dos 70 anos da diocese de Oeiras” e à tarde o Instituto Histórico de Oeiras em parceria com a diocese e com a Prefeitura Municipal fizeram a recolocação da estátua do Cônego Cardoso, um dos construtores da diocese de Oeiras, em frente à Casa Paroquial. Marcaram presença neste evento o bispo diocesano dom Juarez Sousa, dom Jacinto, arcebispo metropolitano de Teresina, dom Augusto Rocha, bispo emérito de Floriano, dom Plínio, Bispo de Picos, dom Valdemir, bispo de Floriano, o prefeito Lukano Sá, o Secretário de Cultura, Stefano Ferreira, o Secretário de Obras, Luiz Fernando, a vice presidente do IHO, a professora Maria do Espírito Santo Rêgo e demais sócios efetivos, além de padres, seminaristas, religiosas e populares.

Logo após a cerimônia, todos os fieis foram para o patamar da Igreja Catedral, onde conteceu   uma   para   liturgia,   com   apresentações   culturais,   entrega   de   placas comemorativas a leigos que são sinônimo de evangelização e entoação do Te Deum. Em seguida às 19h, teve início a celebração campal da santa missa de encerramento dos 70 anos da diocese de Oeiras e ordenação presbiteral do diácono Rogério Nascimento.

Todos os padres, seminaristas e religiosas da diocese, bem como convidados de outras dioceses participaram da celebração, que teve também a presença dos bispos que fazem arte do Regional NE 04, além de representações de todas as paróquias da diocese.

No final da celebração, o bispo diocesano, dom Juarez Sousa fez abertura da porta santa, assinalando a abertura do “Ano Santo da Misericórdia”, instituído pelo Papa Francisco, no dia 08 de dezembro.

O encerramento do jubileu foi um momento marcante: de festa, espiritualidade, cultura, formação e muito entusiasmo. São 70 anos de missão e evangelização nestes “Sertões de Dentro”, sob a assistência do Divino Espírito Santo e a proteção materna e amorosa de Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Oeiras e do Piauí.

DSC00389 (Copy)

DSC00282 (Copy)