Diocese de Oeiras celebra o seu Jubileu de 80 anos

Compartilhe:

 A Diocese de Oeiras celebrou, no dia 07 de outubro de 2025, a Festa do Jubileu dos seus 80 anos de vida e missão, data que recorda a sua instalação canônica, dada a 07 de outubro de 1945.

Antes da Santa Missa, Dom Edilson Soares Nobre, bispo de Oeiras, fez o descerramento da placa comemorativa dos 80 anos da Diocese, no interior da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, ladeado pelos demais bispos, padres, diácono e seminaristas. Na ocasião, o clero diocesano manifestou o seu afeto ao pastor, oferecendo-lhe um presente litúrgico: casula e mitra. Em ato contínuo, aconteceu a efusiva acolhida das imagens dos santos padroeiros das paróquias e áreas pastorais, bem como da nova imagem de Nossa Senhora da Vitória, conduzida solenemente pelo pároco da Catedral, Pe. Rogério Nascimento Santos.

A Solene Celebração Eucarística, presidida pelo pastor da Diocese, Dom Edilson Soares Nobre, realizou-se no adro da Catedral, harmoniosamente preparado para a altura do acontecimento.

Após a procissão de entrada, Pe. Welson Barbosa, chanceler da Cúria, procedeu a leitura da Bula da criação da Diocese “Ad  Dominici Gregis Bonum” [Para o bem do rebanho do Senhor], datada de 16/12/1944.

Dom Edilson saudou com grande alegria e gratidão os bispos presentes, presbíteros, diácono, religiosos e religiosas, autoridades civis e os fiéis leigos e leigas vindos de todos os recantos da Diocese. A liturgia da Palavra contemplou leitores de diversas paróquias. E após o diácono permanente Gutemberg Rocha proclamar o Evangelho, Dom Edilson proferiu a homilia, na qual destacou com júbilo: “todas as comunidades da Diocese estão aqui representadas”. Trouxe também um pouco da história das dioceses de Oeiras e de Parnaíba, criadas no mesmo dia 16/12/1944, sob o pontificado de Pio XII. Dom Edilson lembrou a todos que a missão evangelizadora nestes sertões conta com muito mais de 80 anos. De fato, já são 328 anos de ação evangelizadora.

 

A Missa seguiu conforme o costume. Concelebraram a Santa Eucaristia Dom Juarez Sousa da Silva, arcebispo de Teresina; Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas; Dom Edivalter Andrade, bispo de Parnaíba; Dom Plínio José, bispo de Picos; Dom Júlio César, bispo de Floriano; Dom Marco Tavoni, bispo de Bom Jesus; Dom Alfredo, bispo emérito de Parnaíba; Pe. Francisco Inácio Vieira, Inspetor Salesiano do Nordeste do Brasil; presbíteros da Diocese de Oeiras e de outras dioceses. E participaram diversos religiosos e religiosas, diácono, seminaristas, autoridades civis e militares, fiéis leigos e leigas de todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese.

Na sua homilia, dom Edilson exortou a todos a contemplarem o momento e reverenciar a amada catedral e que é o símbolo máximo da Diocese de Oeiras, lembrou toda a história da criação da diocese e fez questão de agradecera todas as caravanas das paróquias que estavam presente na praça da catedral e a todos os bispos que se deslocaram das outras dioceses para estarem com o povo de Oeiras nesse dia festivo para todos.

Fez uma reflexão sobre o papel do bispo no território da diocese que, juntamente com seu presbitério, é responsável por manter a evangelização e a unidade de toda a diocese conduzindo o rebanho de Jesus Cristo para o caminho certo através da oração e presença constante junto ao povo de Deus.

Ainda na sua homilia, o bispo diocesano fez recortes de uma poesia escrita por Jeremias, que narra os feitos históricos da diocese e de seus bispos ao longo dos anos de uma forma lúdica e especial, a qual serve como um forte apelo poético para todos os fieis vivenciarem o momento.

Após a comunhão, Dom Edilson realizou a entrega solene da réplica da placa comemorativa para cada paróquia e área pastoral. Em seguida, testemunhou-se um momento de muita emoção, ao entoar-se o Hino à Matriz de Oeiras; e uma palavra de felicitação do arcebispo metropolitano da Província Eclesiástica de Teresina, Dom Juarez Silva.

Por fim, ouviu-se a palavra do pastor da Diocese Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, que agradeceu a cada bispo, padre, religioso(a) e a cada leigo(a) presentes. Agradeceu também a todas as autoridades nas pessoas do prefeito de Oeiras, Dr. Hailton Alves Filho, e do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, vereador José Amilton Barbosa Moura. E com o Hino do Jubileu, o povo de Deus cantou: “feito chuva que verdeja o sertão, Deus plantou-se neste chão”; e rezou: sejamos todos “uma Igreja sinodal, peregrina de esperança, para o bem do rebanho do Senhor”.

Fotos: Samuel Matos (imagens aéreas) e Fabíola Kennedy

 

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts