Diocese de Oeiras celebra Missa do Crisma com benção dos Santos Óleos

Compartilhe:

Realizou-se, na segunda-feira, 14/04/2025, às 18h, na Igreja Catedral Nossa Senhora da Vitória, Oeiras – PI, a Missa do Crisma, também conhecida como Missa da Unidade. Durante a liturgia, o bispo e o clero diocesano concelebraram e realizaram dois ritos principais: a bênção dos Santos Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, bem como a consagração do Óleo do Crisma, e a Renovação das Promessas Sacerdotais dos padres perante o bispo e a comunidade.

Presidida por Dom Edilson Nobre, a celebração foi concelebrada pelo clero diocesano, com a participação de religiosas, seminaristas e representantes das paróquias e áreas pastorais da diocese de Oeiras.

Na homilia, Dom Edilson Nobre enfatizando a Campanha da Fraternidade 2025, ressaltou que a fome do próximo nos diz respeito, assim como a degradação do meio ambiente nos afeta. A injustiça social não é problema apenas de quem sofre, mas de todos nós. A ecologia integral, portanto, não é apenas sobre preservar a natureza, mas sobre reconhecer que somos natureza, “afinal tudo está interligado”.  Lembrou-nos também que O sacerdócio nasce da Eucaristia e é dom para a unidade. Dentro da comunidade, as relações recíprocas são avaliadas em nível de serviço e não de poder, e encontram sua mais perfeita expressão no momento da ação Eucarística. Quem preside à comunidade e é por ela responsável, preside também a Eucaristia; reúne-a na oração comum, como a une nas diversas atividades da palavra e do auxílio mútuo.

Após a homilia foi realizada a renovação das promessas sacerdotais, onde o clero diocesano se compromete novamente com a missão de servir a Deus e à comunidade. É uma ocasião para agradecer a Deus pela vocação e para buscar forças para continuar no caminho da santidade. A renovação das promessas sacerdotais consiste na reafirmação do compromisso de servir ao povo de Deus, em conformidade com o ministério que lhes foi outorgado por Jesus Cristo, que os fez Reino e sacerdotes para Deus Pai. Essa renovação é celebrada durante a Missa do Crisma, quando lembramos que o “Espírito do Senhor está sobre mim”, ungindo-os para anunciar a Boa Nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção aos cativos e libertação aos prisioneiros. A missão do sacerdote é proclamar o tempo da graça do Senhor e o dia da vingança de Deus, consolando todos aqueles que choram e oferecendo coroas de alegria em lugar de cinzas, e óleo de alegria em lugar de tristeza, para aqueles que sofrem por Sião.

Dando continuidade, aconteceu a bênção dos óleos dos enfermos e dos catecúmenos e a consagração do Crisma. Em seguida, a Missa seguiu o rito de costume.

Na ocasião, Dom Edilson nomeou alguns padres para funções eclesiásticas, a saber:

  • Pe. Nailson Silva Santos – Coordenador da Pastoral Litúrgica Diocesana;
  • Pe. Jonh Elves Ferreira Santos – Coordenador do Setor Vida e Família;
  • Ir. Karla marcela Guimaraes Brito – Coordenadora Diocesana do Setor Juventudes;
  • Pe. Thassio Kalil Ribeiro de Sousa – Coordenador Diocesano da Pastoral do Dizimo;
  • Pe. Odair Marques Bezerra – Coordenador Diocesano do Setor de Ministério e Vocações e Diretor Espiritual da Renovação carismática católica;
  • Pe. Diego da Silva Santos Sousa – Coordenador Diocesano das Associações de Fieis;
  • Pe. frei Antônio José da Silva, OFMConv – colaborador na Câmara Eclesiástica Processual na função de Auditor .

Antes da bênção final, Dom Edilson agradeceu a presença de todos.

 

 

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts