Diocese de Oeiras celebra a Missa dos Santos Óleos

A Diocese de Oeiras, celebrou na noite desta segunda-feira, 25/03, na Catedral de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras, a Missa do Santo Crisma, a “Missa dos Santos Óleos”. Durante a celebração foram abençoados os óleos dos enfermos, e do batismo, e confeccionado o do Santo Crisma. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edilson Soares Nobre e reuniu todo o clero, religiosos/religiosas, seminaristas além de leigos e leigas representantes das Paróquias e Áreas Pastorais.

Dom Edilson Soares Nobre fez a benção dos óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e consagração do Crisma. O Óleo do Crisma significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também é usado no sacramento da ordem, para ungir os “escolhidos” (Sacerdotes), que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos; o Óleo dos Catecúmenos significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água e o Óleo dos Enfermos é usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna. ( fonte: https://www.cnbb.org.br/)

A Liturgia da Palavra foi proclamada pelos leigos e religiosas que vieram representando suas paróquias.

Após a Homilia os padres fizeram a renovação das promessas sacerdotais perante o Bispo Diocesano e de todos que se encontravam na Catedral.

Ao término da Missa, o padre Rogério Nascimento, em nome da paróquia de Nossa Senhora da Vitória, agradeceu a presença de todos e motivou os fiéis a participarem das celebrações da Semana Santa, tanto na catedral quanto nas paróquias.

Por: Fábio Medeiros