DEUS NOS DEU SUA PALAVRA!

Compartilhe:

 

A palavra tem poder de vida e de morte, como espada de dois gumes! Porque “a palavra é o princípio de qualquer obra, e antes de agir, é preciso refletir” (Eclo 37,16).

Saber falar é sabedoria e saber escutar é vida longa!

Num tempo em que a palavra perdeu sua força, afirmar a Palavra de Deus, significa, antes de tudo recuperar a nossa. Nem sempre somos de palavra! Não raras vezes falamos e não fazemos! Falamos e não assumimos! Diz o ditado que, “quem fala demais dá bom dia ao cavalo”. Olha o perigo: “O homem falador é o terror da cidade; quem não sabe controlar a palavra será detestado” (Eclo 9,18).

Nossa atitude frente a palavra nem sempre é tão responsável e consequente, porque a falta de discernimento impede que usemos a palavra certa, na hora certa e do jeito certo. Além do mais, o excesso na palavra enterra o necessário silêncio e a omissão na palavra produz o emudecimento. “Portanto, tomem cuidado com a murmuração inútil, e evitem a maledicência. Mesmo secreta, a palavra não fica sem consequências, e a boca mentirosa mata a alma” (Sb 1,11).

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra é preciso que aprendamos a hora, o tempo e o momento da palavra: saber falar e saber calar! “Não deixe de falar no momento oportuno, e não esconda a sua sabedoria, porque é pelo falar que se reconhece a sabedoria, e é pela palavra que se percebe a instrução. Não contradiga a verdade, mas envergonhe-se de sua própria ignorância” (Eclo 4,23-25).

Para sermos pessoas de palavra, precisamos ser pessoas da Palavra! Restauremos a ordem das coisas; o movimento da palavra e nossa relação com ela. Ao mesmo tempo, conheçamos a Jesus Cristo como a Palavra das palavras.

Jesus não é simplesmente uma ideia, uma teoria, uma ideologia, uma doutrina para a cabeça. Jesus é uma pessoa. Jesus é Palavra-Pessoa que precisamos conhecer para sermos pessoa-palavra.

Conhecendo melhor a Jesus, nossa palavra não terá mais efeito de morte em nós, mas efeito de vida, como diz Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. E esta vida que agora vivo, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20).

Jesus é a Palavra do Pai. Ele foi enviado ao mundo para que o poder criador da Palavra, no Gênesis, “faça-se”, fosse restabelecido. Em Jesus, o mundo é recriado! “A tua palavra todo-poderosa veio do alto do céu, do teu trono real, como guerreiro implacável, e se atirou sobre uma terra condenada ao extermínio. Ela trazia, como espada afiada, a tua ordem sem apelação” (Sb 18,15).

É por causa da fé que a Palavra ganha força em nós. E por Revelação da Palavra que encontramos o fundamento do projeto de Deus que se desenvolve ao longo da nossa história: “Nos tempos antigos, muitas vezes e de muitos modos, Deus falou aos antepassados por meio dos profetas. No período final em que estamos, falou a nós por meio do Filho. Deus o constituiu herdeiro de todas as coisas e, por meio dele, também criou os mundos. O Filho é a irradiação da sua glória e nele Deus se expressou tal como é em si mesmo. O Filho, por sua palavra poderosa, é aquele que mantém o universo. Depois de realizar a purificação dos pecados, sentou-se à direita da Majestade de Deus nas alturas. Ele está acima dos anjos, da mesma forma que herdou um nome muito superior ao deles” (Hb 1,1-4).

Quando se aprende a dominar a palavra, a vida alcança novos horizontes. Por isso, “Mantenha a palavra dada e seja fiel com o próximo, e em qualquer momento você encontrará o que precisa” (Eclo 29,3).

Quer conhecer Jesus, Palavra-Pessoa? Leia a Bíblia!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

Pe. Carlos Alberto Nascimento, SDB

  Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (Sociedade de São Francisco de Sales) Data de Nascimento:07/08/1987 Data de Ordenação Sacerdotal: 08/12/2018       Endereço: