DEUS CAMINHA COM O POVO E PARA O POVO!

Compartilhe:

Na vida, algumas pessoas se sentem perseguidas por outras pessoas, por fantasmas, por espíritos, por forças sobrenaturais, pelo demônio… e vivem assombradas… não têm paz… não dormem tranquilas (aliás, nem dormem)… vivem sobressaltadas… assustam-se com qualquer coisa… não vivem porque, uma vida de medo não é vida!

Eu não me sinto perseguido por nada nem por ninguém. Eu me sinto acompanhado. E, com isso me sinto seguro! Minha fé está baseada na mesma convicção do povo da Bíblia e que, na Diocese de Assis, é lema das Santas Missões Populares: Deus que caminha com o povo e para o povo!

Assim se expressava o povo de Deus: “Saibam que Deus caminha à nossa frente” (2Cr 13,12). “Ninguém sairá apressado, ninguém correrá como se estivesse fugindo, pois Javé caminha à sua frente. Atrás de vocês vem o Deus de Israel” (Is 52,12). “Não fiquem aterrorizados nem tenham medo deles. Javé seu Deus irá na frente de vocês. Ele combaterá em favor de vocês, como já fez no Egito diante dos seus olhos. No deserto, você viu também que Javé seu Deus o carregou, como o homem carrega seu filho, durante todo o caminho que vocês percorreram, até chegar a este lugar. Apesar disso, ninguém de vocês confiava em Javé seu Deus. Ele ia na frente de vocês, procurando um lugar para o acampamento: durante a noite, por meio do fogo, para que vocês pudessem enxergar o caminho, e na nuvem durante o dia” (Dt 1,29-33).

Com a mesma convicção e expressão, queremos que todos experimentem a presença real de Deus que, não só está ao nosso lado nas horas difíceis, mas caminha conosco sempre. Que não só vai à nossa frente, mas vem ao nosso encontro.  Nosso Deus é surpreendente cada dia: nas alegrias ou tristezas, na saúde ou na doença, no bem ou no mal, na vida ou na morte. Eu creio num Deus presente!

Nossa vida está cheia de provas da presença de Deus e nós sabemos disso. Precisamos, porém, limpar a fé de alguns vícios, receios, dúvidas, medos…

A experiência de Adão e Eva. “Então a mulher viu que a árvore tentava o apetite (…). Pegou o fruto e o comeu; depois o deu também ao marido que estava com ela, e também ele comeu. Em seguida, eles ouviram Javé Deus passeando no jardim à brisa do dia. Então o homem e a mulher se esconderam da presença de Javé Deus. Javé Deus chamou o homem: ‘Onde está você?’ O homem respondeu: ‘Ouvi teus passos no jardim: tive medo, porque estou nu, e me escondi’” (cf. Gn 3,1-15).

A experiência de Abraão. “Quando Abrão completou noventa e nove anos, Javé lhe apareceu e disse: ‘Eu sou o Deus todo-poderoso. Comporte-se de acordo comigo e seja íntegro. Vou fazer uma aliança entre mim e você, e o multiplicarei sem medida’ (…) ‘Veja! A aliança que eu faço com você é esta: você será pai de muitas nações.  E não se chamará mais Abrão, mas o seu nome será Abraão, pois eu o tornarei pai de muitas nações” (cf. Gn 17,1-15).

A experiência de Moisés. “Moisés estava pastoreando o rebanho do seu sogro Jetro, sacerdote de Madiã. O anjo de Javé apareceu a Moisés numa chama de fogo do meio de uma sarça. Javé disse: ‘Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel’” (cf. Ex 3,1-10).

A experiência de Maria. “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma (…) a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. E o nome da virgem era Maria (…). Maria disse: ‘Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’” (Lc 1,26-38).

A experiência das primeiras comunidades cristãs. “Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho. Ele nasceu de uma mulher, submetido à Lei para resgatar aqueles que estavam submetidos à Lei, a fim de que fôssemos adotados como filhos (…). Portanto, você já não é escravo, mas filho; e se é filho, é também herdeiro por vontade de Deus” (cf. Gl 4,4-7).

Qual é a sua experiência?

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts