DEUS ALIMENTA O SEU POVO!

O mistério de amor e presença de Deus, na vida humana, ultrapassa toda e qualquer expectativa e presunção. Deus é surpreendente em tudo. Suas ações revelam o seu ser sem nunca esgotar o seu mistério. Deus é muito mais do que dez sendo, simplesmente, uno e trino. Sendo um ser total, ele totaliza o ser humano, plenificando-o com o seu próprio ser. Deus não costuma dar coisas, ele se dá. Por isso, é capaz de se compadecer de todas as necessidades humanas, desde o nascimento até a morte.

As vezes, não conseguimos entender por que Deus se ocupa do ser humano? Aliás o Salmista se admira e levanta tal questão no Salmo 8: “Javé, Senhor nosso, como é poderoso o teu nome em toda a terra! Exaltaste a tua majestade acima do céu. Da boca de crianças e bebês tiraste um louvor contra os teus adversários, para reprimir o inimigo e o vingador. Quando contemplo o céu, obra de teus dedos, a lua e as estrelas que fixaste… O que é o homem, para dele te lembrares? O ser humano, para que o visites?”

Como a mãe cuida do filho, Deus cuida de cada um de nós! Deus cuida do seu povo! Deus alimenta o seu povo!

Quinta feira é a Festa de Corpus Christi e, é maravilhoso viver a fé, sabendo que Deus cuida de nós. Deus nos alimenta, fazendo-se nosso alimento.

Vamos conversar um pouco, motivados pela Palavra de Deus

Você tem fome de que? “Dias virão – oráculo do Senhor Javé – em que vou mandar a fome sobre o país: não será fome de pão, nem sede de água, e sim fome de ouvir a palavra de Javé. Irão cambaleando de um mar a outro, irão sem rumo do Norte para o Oriente, à procura da palavra de Javé, e não a encontrarão. Nesse dia, vão desmaiar de sede as jovens mais belas, e também os rapazes” (Am 8,11-14).

Diz o Senhor: Vem, eu te sacio! “Atenção! Todos os que estão com sede, venham buscar água. Venham também os que não têm dinheiro: comprem e comam sem dinheiro e bebam vinho e leite sem pagar. Por que gastar dinheiro com coisa que não alimenta, e o salário com aquilo que não traz fartura? Ouçam-me com atenção, e comerão bem e saborearão pratos suculentos” (Is 55,1-5).

Trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna. “Quando encontraram Jesus no outro lado do lago, perguntaram: ‘Rabi, quando chegaste aqui?’ Jesus respondeu: ‘Eu garanto a vocês: vocês estão me procurando, não porque viram os sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pelo alimento que se estraga; trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna. É este alimento que o Filho do Homem dará a vocês, porque foi ele quem Deus Pai marcou com seu selo’” (Jo 6,25-27).

Quem vem a mim não terá mais fome e nem sede! “Jesus disse: ‘Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede. Eu já disse: vocês me viram e não acreditaram. Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim, pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim para fazer a vontade daquele que me enviou’” (Jo 6,32-40).

Levante-se e coma porque a caminhada é bem longa. “Elias ficou com medo, levantou-se e partiu para se salvar. Chegou a Bersabéia, em Judá, e aí deixou o seu servo. E continuou a caminhar mais um dia pelo deserto. Por fim, sentou-se debaixo de uma árvore e desejou a morte, dizendo: ‘Chega, Javé! Tira a minha vida, porque eu não sou melhor que meus pais’. Deitou-se debaixo da árvore e dormiu. Então um anjo o tocou e lhe disse: ‘Levante-se e coma’. Elias abriu os olhos e viu bem perto da cabeça um pão assado sobre pedras quentes, e uma jarra de água. Comeu, bebeu e deitou-se outra vez. Mas o anjo de Javé o tocou de novo, e lhe disse: ‘Levante-se e coma, pois o caminho é superior às suas forças’. Elias se levantou, comeu, bebeu e, sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Horeb, a montanha de Deus” (1Rs 19,1-8).

Por que não continuar se perguntando sobre o alimento que você realmente precisa; o alimento que você insiste em buscar e o alimento que Deus quer te dar?

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

A AMIZADE DE DEUS

Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,