DESPERTE, VOCÊ QUE ESTÁ DORMINDO!

Compartilhe:

 

O descanso é um bem e um dever humano. Sem o descanso, tudo fica insuportável, nada rende; parece que um peso se acumula na cabeça; os olhos ganham expressões de cansaço; o mal humor toma conta da face e o sorriso se esconde dos lábios; a palavra não sai da boca sem causar danos; os pensamentos se tornam fugidios e a mente falha. Sem descanso não há vida que preste!

Necessidade é necessidade e, todo exagero é passível de correção e censura. O dorminhoco não vê a vida acontecer; está sempre atrasado, distraído e perdido; pega tudo pronto; não participa do desenvolvimento das coisas; está sempre por fora do ritmo das coisas; tudo lhe é surpresa. O Dorminhoco torna-se uma pessoa de um outro planeta! Um preguiçoso inveterado. E é bom ter cuidado porque “A preguiça faz cair no sono, e o preguiçoso passará fome” (Pr 19,15). Além disso, “Não se apegue ao sono, porque você ficará pobre; abra os olhos, e terá pão à vontade” (Pr 20,13).

Repouso só combina com despertar, tanto para as necessidades do corpo como para a existência. Quem dorme e assume levantar-se, quando acorda, faz um bem enorme para o corpo, porque o tempo não para, e, faz um bem enorme para a vida, porque existência é uma caminhada de muitos passos.

Todos os dias somos chamados a encarar a vida de frente. Não importa o quanto difícil seja dar passos. Aliás, nada é fácil! Mas, quando pomos dedicação nas coisas, tudo ganha valor e sentido. É necessário, portanto, que nos despertemos para a vida, porque o tempo passa e não volta mais. Quem dorme demais só sai perdendo perde!

A carta de São Paulo aos Efésios traz algumas dicas interessantes para nos mantermos em sinal de alerta, acordados para a vida, com os pés no chão e os olhos na realidade:

Você não vê? A graça de Deus não tem limites! Ef 1,3-14

“Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo. Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo (…). Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos (…). Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade. Por meio do sangue de Cristo é que fomos libertos.”

Você não sabe? Fomos salvos pela graça, por meio da fé! (Ef 2,1-10)

“Vocês estavam mortos por causa das faltas e pecados que cometiam. Mas, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos a vida juntamente com Cristo, quando estávamos mortos por causa de nossas faltas. Vocês foram salvos pela graça! Na pessoa de Jesus Cristo, Deus nos ressuscitou e nos fez sentar no céu.”

Você não se lembra? Fomos reunidos em Cristo! Ef 2,11-22

“Cristo é a nossa paz. De dois povos, ele fez um só. Na sua carne derrubou o muro da separação: o ódio. Aboliu a Lei dos mandamentos e preceitos. Ele quis, a partir do judeu e do pagão, criar em si mesmo um homem novo, estabelecendo a paz”

Estamos Enraizados e alicerçados no amor! (Ef 3,14-19).

“Enraizados e alicerçados no amor, vocês se tornarão capazes de compreender, com todos os cristãos, qual é a largura e o comprimento, a altura e a profundidade, de conhecer o amor de Cristo, que supera qualquer conhecimento, para que vocês fiquem repletos de toda plenitude de Deus.”

Você não entende? A unidade é o maior dos Cristãos! Ef 4,3,13

“Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança: há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos e está presente em todos. Cada um de nós, entretanto, recebeu a graça na medida que Cristo a concedeu.”

Você não percebe? Uma vida nova é possível e preciso! Ef 4,17-29

“Vocês devem deixar de viver como viviam antes, como homem velho que se corrompe com paixões enganadoras. É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade.”

Desperte, você que está dormindo!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts