CUMPRIU-SE O TEMPO!

Compartilhe:

“Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: ‘Cumpriu-se o tempo, e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e crede no Evangelho’” (Marcos 1,14-15).

O texto de Marcos nos mostra que, Jesus está iniciando a sua missão num tempo de perseguição (João Batista foi preso), faz 4 afirmações importantes: cumpriu-se o tempo, está próximo o Reino de Deus, arrependei-vos e crede no Evangelho.

Dessas quatro afirmações de Jesus, interessa-nos, nesse tempo pascal, o “cumpriu-se o tempo”

O que Jesus quer dizer com a expressão: “cumpriu-se o tempo”? Qual é o tempo que está se cumprindo?

Sobre o tempo, o nosso conceito e percepção, imediata, é o que mede o relógio e o calendário. Mas isso não é o tempo!

O tempo é um movimento dentro e fora de nós! No tempo as coisas acontecem e têm começo, meio e fim.

MAS não existe, apenas, o tempo que o relógio e o calendário medem. O tempo que o relógio e o calendário medem é chamado de CRONOS (daí cronológico, cronômetro, cronometrar…).

NÓS não controlamos o tempo! O tempo acontece! O tempo passa e não volta mais! Nós podemos usar o tempo! Podemos organizar o tempo!

Existe um outro tempo que nem o relógio e nem o calendário podem medir. Esse tempo é o tempo de Deus não pertence ao Relógio e nem ao Calendário. O Tempo de Deus é Chamado KAIRÓS, ou seja, o momento oportuno. O tempo de Deus pode ser uma palavra, uma pessoa, um acontecimento, uma alegria, uma tristeza, um sim, um não…

Nós não controlamos o tempo de Deus! O tempo de Deus é mistério! Nós podemos viver o tempo de como uma graça, um presente, uma oportunidade.

Muita gente pensa que Deus demora para cumprir o que prometeu mas não é verdade. O problema é que nós esperamos o tempo de Deus se cumprir olhando para o calendário e para o relógio e o tempo de Deus não é está no relógio e no calendário. O tempo de Deus está se cumprindo como uma obra de salvação, diante de nós, mas não está submetido a medidas e controles nossos.

O tempo de Deus é uma Boa Notícia que pode mudar nossa visão e nossas atitudes. Para aceitar e viver o KAIRÓS de Deus nós precisamos compreender 3 verdades da fé bíblica:

Primeira verdade: tudo tem seu tempo (Eclesiastes 3,1-9)

“Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de destruir e tempo de edificar…

Segunda Verdade: em Deus não há demora (2 Carta de Pedro 3,1-9)

“Ora, uma coisa não podeis desconhecer, amados: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como alguns interpretam a demora. É que ele está usando de paciência para convosco, pois não deseja que ninguém se perca”

Terceira Verdade: Jesus é o tempo de Deus (Gálatas 4,4-7)

“Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que eram sujeitos à Lei, e todos recebermos a dignidade de filhos.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

CORAGEM, EU VENCI O MUNDO!

  Procurando, na Bíblia, alguns textos para o artigo desta semana, senti um forte apelo do coração para escrever sobre a coragem. Sim! A coragem.