Cruzeiro da Igreja Catedral é destruído por ação de vandalismo

O Cruzeiro da Igreja Catedral de Oeiras foi encontrado quebrado na manhã de sábado, 13. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória é o mais antigo templo católico do Estado do Piauí datado de 1733, símbolo da religiosidade e história presentes nestes “Sertões de Dentro”. A ação aconteceu durante a madrugada e a polícia de Oeiras confirmou que foi praticada por três jovens já identificados. As providências foram tomadas na mesma madrugada pelo Pe. Kleyton Vieira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, que registrou boletim de ocorrência na delegacia da cidade. Não se sabe ainda as causas que teriam levado os vândalos a esse atentado contra a fé e a cultura oeirense.

De acordo com o Delegado Regional Genival Vilela, a perícia já foi realizada pela Polícia Civil e três adolescentes acusados de praticar o ato de vandalismo já foram identificados. Pelas informações apuradas até agora, trata-se de um ato de vandalismo e não teria conotação religiosa. Os três menores já identificados, serão intimados.

Derrubaram o Cruzeiro às Vésperas da Festa da Exaltação da Santa Cruz

Neste Domingo,14,  festa da Exaltação de Santa Cruz, Dom Juarez iniciou a celebração da Santa Missa, às 08h no adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória com os fiéis ao redor do pedestal onde era sobreposto o Cruzeiro que foi derrubado.

“Já não está mais aqui àquela cruz que fala do amor sem limites de Deus por nós e que, há séculos, compunha o cenário do adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Ontem, fomos surpreendidos pela triste e lamentável notícia de que tinha sido derrubada. Isto é o pior, foi derrubada por pessoas sem escrúpulo e sem respeito pelos símbolos religiosos de nossa fé. Rezemos para que atitudes como essa não se repita e pela conversão e reencaminhamento na vida de quem cometeu este ato de vandalismo”, exortou Dom Juarez.

Em seguida, entre cantos e louvores, adentraram a Velha Matriz, onde continuou-se a Celebração Eucarística dominical.

A Festa da Exaltação da Santa Cruz, que celebramos hoje, 14 de setembro, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor. Para os cristãos, a cruz é o maior símbolo da fé católica. A Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que trouxe a salvação. Assim sendo, a Igreja há muito tempo passou a celebrar, exaltar e venerar a Santa Cruz. Ela não é uma divindade, um ídolo feito de madeira, barro ou bronze, mas sim, santa e sagrada, onde pendeu o Salvador do mundo. Traçando o sinal da cruz na fronte, a todo o momento somos convidamos a louvar e bendizer a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, agradecendo o tão grande bem e amor que, pela Cruz, o Senhor continua a derramar sobre nós.

Salva, Senhor, teu povo e abençoa a tua herança;
concede à Tua Igreja vitória sobre os inimigos
e protege, pela tua Cruz, este povo que é teu.

Cristo Deus, que voluntariamente foste levantado na Cruz,
tem compaixão do teu povo que traz o teu nome.
Alegra, pelo teu poder, os nossos fiéis governantes,
dando-lhes a vitória sobre os inimigos: encontrem na tua aliança
uma arma de paz, um troféu invencível.”

A Cruz exaltada convida toda a criação
a cantar hinos à paixão imaculada
daquele que sobre ela foi erguido:
sobre a Cruz ele levou à morte
quem nos tinha dado a morte,
ressuscitou os mortos
e, tendo-os purificado,
em sua compaixão e infinita bondade
os fez dignos de viver nos céus;
alegremo-nos, pois, exaltemos seu nome
e magnifiquemos a sua extrema condescendência.

Erguendo os braços para o alto
e pondo em fuga o tirano Amalek,
Moisés te prefigurou, ó Cruz veneranda,
glória dos fiéis, sustentáculo dos mártires,
ornamento dos apóstolos, defesa dos justos,
salvação de todos os santos.
Por isso à vista da tua exaltação,
a criação se alegra e exulta glorificando a Cristo,

cuja extrema bondade reuniu, por teu meio,
o que estava disperso. Amém!

Fonte / fotos: www. folhadeoeiras.com