Confira a programação da 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí e participe

A diocese de Oeiras sediará nos dias 17 e 18 de outubro a 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí, precisamente no município de Oeiras – Piauí.

Com o tema “Direitos dos Povos, garantia de Vida e Paz” e  lema “Eu darei esta terá a sua descendência”  (Gn 12,7),  a romaria tem o objetivo de contribuir para a formação política e se propõe também a anunciar as experiências de vida daqueles que lutam pelo direito à terá e a água no sentido de implementar politicas publicas voltadas para a reforma agrária e agricultura familiar.

Confira a programação e as orientações e traga a sua caravana.

ACOLHIMENTO

Diocese de Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato – Estrada de Floriano (referência: Posto de combustível);

Dioceses de Campo Maior, Parnaíba e Picos – Estrada de Picos (referência Portal da cidade).

Diocese São Raimundo Nonato – Estrada de S. Mendes (referência entroncamento anel viário).

Obs.: Chegando por outra entrada, dirija-se ao local de hospedagem.

HOSPEDAGEM:

Arqui/Dioceses: Teresina, Floriano e Bom Jesus: Paróquia de Nossa Senhora da Vitoria (Pe. João Francisco (89) 99420-4380)

Dioceses de Campo Maior, Parnaíba, Picos: Paróquia Sagrada Família (Pe. João de Deus (89) 99984-1109 / 3462-1250)

Dioceses de São Raimundo Nonato e Oeiras: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário ( Pe. Benedito (89) 99402-1281),

PROGRAMAÇÃO:

Dia 17 de outubro de 2015

10:00hs – Chegada dos romeiros

12:00hs – Almoço nas famílias em cada paróquia

14:00hs  às 17:00hs – Seminários

19:00hs – Tribuna Livre – Bairro Rosário

22:00hs – Descanso nas famílias

Dia 18 de outubro de 2015

04:00hs – Concentração para caminhada no Morro do Leme

06:00hs – Celebração Eucarística – Catedral de Nossa Senhora da Vitória

– Envio

– Retorno das caravanas (distribuição do lanche – responsável Diocese de Oeiras).

SEMINÁRIOS: Haverá 4 Seminários Temáticos com capacidade para 300 pessoas cada um.  Faça sua inscrição com antecedência através do site do regional NE 4, http://cnbbne4.org.br/ .

– Seminário “Canaã”. Tema: “Deus criou a Terra para sua descendência”. Local: Centro Diocesano “D. Expedito Lopes”

– Seminário “Samaria”. Tema: “Água, fonte de vida para todas as criaturas”. Local: Quadra do IFPI (deslocamento: ônibus disponível na Catedral às 13:00hs)

– Seminário “Serrado”. Tema: “Grandes projetos e impactos socioambientais”. Local: Ginásio de Esportes “Santaninha”

– Seminário “Betânia”. Tema: “Migração forçada e trabalho escravo ameaçam a vida a e a paz”. Local: ECC – Paróquia Sagrada Família

OBSERVAÇÕES:

– Voluntários estarão nas entradas da cidade para informar / conduzir os romeiros às respectivas Paróquias;

– Os romeiros ficarão hospedados nas famílias de acordo com organização de cada paróquia.

– Em relação a água, cada romeiro deverá trazer sua  garrafinha para abastecimento. A natureza agradece.

– As dioceses terão até o dia 18 de setembro para confirmar o número de romeiros.

– Os romeiros deverão trazer redes ou colchonetes.

Símbolos das Dioceses:

1)  01 Bandeira Grande: Cores por diocese: Parnaíba – Azul; Campo Maior – Vermelho; Teresina – Verde; Picos – Amarelo; Oeiras – Branco; Floriano – Cinza; São Raimundo Nonato – Roxo; Bom Jesus – Laranja.

2) Uma cruz de 1 metro e meio de comprimento para a celebração.

– Os kits (capanga e camiseta) serão repassados aos romeiros por R$: 15,00 (quinze reais), sendo que deste valor, R$: 14,00 (catorze reais) fica no regional NE 4, e R$: 1,00 (um real)  nas Dioceses.

– As cartilhas da Romaria serão R$: 2,00 (dois reais).

– A Romaria é um evento construído e realizado coletivamente, onde todos (as) trabalham na gratuidade como voluntários. No entanto, temos muitas despesas de operacionalização técnica. Colabore enviando sua ajuda financeira e agilizando a venda do material (Kits e cartilhas) para:

Banco do Brasil

Ag.: 3219-0

Conta Corrente: 89.594-6

CNBB Ne 4

– Informações entrem em contato com: Cúria diocesana de Oeiras (89) 3462-1710; Pe. João de Deus (89) 3462-1250, Padre Julielmo Marques (86) 88396-5893 e Adonias (86) 99925-1115.

Paramentos: Cor verde – Trazer: túnica e estola (padres e diáconos), trazer também, solidéu e mitra (bispos).

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com

“PAU PRA TODA OBRA”

Algumas pessoas, como diz o ditado, são “pau pra toda obra”: são arrojadas, têm iniciativas, colaboram, são prestativas, têm disposição, são dinâmicas, têm coragem,