CONCURSO PARA O PROCESSO DE ESCOLHA DO HINO DA 15ª ROMARIA DA TERRA E DA ÁGUA DO PIAUÍ

Compartilhe:

A Romaria acontecerá na cidade de Piripiri – PI (Regional Nordeste 4), na data de 17 e 18 de julho de 2021.
O Concurso tem o objetivo de garantir a escolha de uma composição que contemple toda a reflexão que a Romaria vem fazendo no caminho de incidência política que culminará com dois dias de celebração, festa, anúncio e denúncia do evangelho.

1. Do Tema e Iluminação bíblica:
1.1. Tema: Terra e Água: Direitos Sagrados.
1.2. Iluminação Bíblica: “Deus deu a terra aos seus filhos.” (Sl 115,16).

2. Da Características da Letra e da Música:
2.1. Quanto ao conteúdo o hino deve primar por linguagem poética que traduza os conteúdos e a mensagem do tema e da iluminação bíblica. É importante observar algumas características:
2.1.1. Ser uma letra inédita, onde a linguagem dialogue com as lutas das pastorais sociais em defesa da TERRA e da ÁGUA;
2.1.2. Embasamento bíblico: a referência bíblica é fundamental, pois ela orienta a vida e a história do povo, conferindo sólidos fundamentos para o texto poético;
2.1.3. Coerência entre fé e vida, trazendo as referências do tema e iluminação para o
contexto da sociedade hoje.
2.1.4. Representar a identidade da Pastoral, eclesial e social;
2.1.5. Levar em conta elementos da diversidade cultural, com ênfase na realidade
nordestina e suas principais bandeiras em defesa da TERRA e da ÁGUA.
2.1.6. Prioritariamente sugerimos que a letra do hino compreenda apenas três estrofes e um refrão, para a melhor memorização do povo romeiro.

2.2. Expressão musical do Hino consistirá de:
2.2.1. Caráter vibrante, vigoroso, energizante e convocativo;
2.2.2. Melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia;
2.2.3. Força melódica e rítmica eficazes para a dinamização das potencialidades individuais e grupais.

2.3. Quanto à melodia:
2.3.1. Realce bem o sentido da letra;
2.3.2. Seja fluente, simples e bela;
2.3.3. Tenha pausas de respiração suficientes e nos momentos certos;
2.3.4. Sejam evitados semitons sucessivos e intervalos de difícil entoação;
2.3.5. Seja artística, fugindo dos “chavões e clichês” já conhecidos e por demais utilizados;
3. Da Apresentação da composição:
3.1. Digitada ou Escrita em pauta, de preferência com a indicação dos acordes (cifras) para o acompanhamento instrumental, nos formatos DOC ou PDF.
3.2. Gravado em áudio, com acompanhamento instrumental, nos formatos MP3, WMA ou outro formato fácil de ser reproduzido.
3.3. As composições devem ser enviadas impreterivelmente por e-mail ou via Mensagem pelo aplicativo WhatsApp Messenger nos prazos do item 6.1 deste edital.

4. Da participação:
4.1. Poderão participar compositores/as residentes nas cidades que formam o Regional Nordeste IV preferencialmente lideranças e militantes da caminhada das pastorais sociais e da defesa da Terra e das Águas.

5. Da escolha:
5.1. Todas as propostas de Hino serão enviadas para o Forúm das Pastorais Sociais e a Coordenação da 15ª Romaria da Terra e da Água do Piauí, que em reunião extraordinária irá avaliar todos critérios contidos neste Edital e dará o deferimento. O Hino selecionado será disponibilizado nos meios de comunicação oficiais do Regional Nordeste IV.

6. Dos prazos e das formas de envio e da divulgação do Hino:
6.1. As composições devem ser enviadas até o dia 26 de março de 2020, nos seguintes formatos:
6.1.1. Via endereçamento eletrônico [email protected] com o assunto:
“Concurso Hino 15ª Romaria da Terra e da Água”. Anexados: o áudio e a letra/cifra da música. E no corpo do e-mail disponibilizados os dados do(s) autor(es): nome,
endereço e contatos.
6.1.2. Via mensagem pelo aplicativo WhatsApp Messenger encaminhadas ao número (86) 999512577, anexados o áudio e a letra/cifra da música, juntamente com os dados do(s) autor(es): nome, endereço e contatos.
6.2. As composições recebidas dentro do prazo estabelecido por este edital serão avaliadas pelo Fórum das Pastorais Sociais e a Coordenação da 15ª Romaria da Terra e da Água do Piauí no dia 27 de Março às 18h em reunião extraordinária e o Hino selecionado será divulgado nos meios de comunicação oficiais do Regional Nordeste IV da CNBB, no dia 31 de Março de 2020.
6.3. A partir da escolha do Hino da 15ª Romaria da Terra e da Água, ele começará a ser disponibilizado, compartilhado e cantado, a partir da divulgação do resultado, para que haja interação com todas ás pastorais, paróquias e comunidades do Regional Nordeste IV.
6.3.1. Letra e música poderão ser acessadas por meio do site oficial da CNBB Regional (www.cnbbne4.org.br), e de suas redes sociais oficiais.
6.3.2. A versão do Hino Oficial será disponibilizada para todo o regional e a coordenação da 15ª Romaria da Terra e da Água, autorizada a compartilhar, divulgar e utilizar o Hino selecionado nas redes sociais oficiais, site oficial, e em Encontros, Reuniões
Ampliadas, Assembleias, dentre outros.

7. Do/a autor/a:
7.1. Será solicitada a assinatura de Termo de Cessão de Direitos Autorais e Patrimoniais.

8. Das disposições gerais:
8.1. O ato de inscrição implica na aceitação integral e cumprimento deste edital;
8.2. Os concorrentes disponibilizam à CNBB NE IV o direito sobre letra e música enviados a este concurso;
8.3. Os trabalhos não selecionados serão colocados no acervo musical das Romarias da Terra e da Água, podendo a critério do Fórum das Pastorais Sociais serem utilizados posteriormente;
8.4. Os casos omissos ficarão a cargo da Coordenação da 15ª Romaria da Terra e da Água e do Fórum Regional das Pastorais Sociais da CNBB NE IV.
Teresina/PI, 14 de fevereiro de 2020.
Dom Juarez Souza
Bispo Diocesano de Parnaíba-PI

Presidente da CNBB NE IV- PIAUÍ

 

FONTE: http://cnbbne4.org.br/

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

CORAGEM, EU VENCI O MUNDO!

  Procurando, na Bíblia, alguns textos para o artigo desta semana, senti um forte apelo do coração para escrever sobre a coragem. Sim! A coragem.