COMRADIO lança documentário sobre a 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí

Com o título “O riacho tem sede” foi lançado em Oeiras o documentário sobre a 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí, sábado 20/02, no Centro Diocesano da Pastoral Dom Expedito Lopes, auditório irmã Caldas. O documentário é uma síntese desse evento de grande relevância para a sociedade e constitui num gesto concreto do compromisso da Igreja Católica do Piauí com a caminhada histórica do seu povo em busca de uma vida digna.

Produzido durante a 13ª Romaria da Terra e da água do Piauí, o documentário foi elaborado pelo Instituto Comradio do Brasil, Projeto Jovens Radialistas do Semiárido. O vídeo relata as histórias de lutas e vitórias das pessoas que buscam renovar o projeto de Deus, resgatando a terra e a água, como criação Divina para o serviço da vida e da liberdade.

A 13º Romaria da Água e da Terra do Piauí aconteceu na Diocese de Oeiras, em Oeiras- PI, nos dias 17 e 18 de outubro 2015, com o objetivo de provocar e construir um debate em torno das forças e resistência do povo Piauiense frente à realidade de injustiça e opressão vivenciada atualmente em decorrência da violência gerada com a implantação dos grandes projetos no estado (Mineração, Agronegócio, Energia Eólica), bem como pela falta de acesse à água de qualidade.

No documentário, dom Juarez Sousa da Silva, administrador apostólico  de Oeiras,  reforça que este é um evento religioso que aguça a sensibilidade profética, nos chama para o anúncio do reino de Deus, da justiça e também para a denúncia daquilo que é contra a vida. Sobretudo no que diz respeito à terra e à água que são dons de Deus e direito de todos, em favor da vida, em favor da paz para todos.

O coordenador do Projeto do Instituto Comradio do Brasil, Jessé Barbosa, falou que a finalidade do documentário é instigar e sensibilizar a população no sentido de promover debates, reflexões e ações concretas que possam contribuir para o desenvolvimento de politicas públicas de convivência do semiárido. O vídeo tem aproximadamente 20 minutos de duração e é uma realização do Instituto Comradio do Brasil, através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, com apoio da Brücke Le Point e patrocínio da Petrobrás.

Fotos: portal oeirasagora

2012016IMG_20160220_101506799_HDR (Cópia)