O Clero da Diocese de Oeiras vivenciou o seu Retiro Espiritual, de 26 a 29 de fevereiro de 2024, no Centro de Formação Memorare, em Teresina. O orientador do Retiro foi o Pe. Paulo Valenttini, Legionário de Cristo e reitor do Seminário Mater Ecclesiae, no Estado de São Paulo, e refletiu a temática Conhecer, amar e seguir a Cristo – completar a minha vocação.
O Retiro foi marcado por profundos momentos de pregação, deserto (meditação pessoal), adoração silenciosa com benção do Santíssimo Sacramento e Eucaristia.
O padre pregador convidou a todos a aprender a rezar para aprender a amar, a partir do ensinamento Christus vita vestra (Cristo seja vossa vida) e refletiu os seguintes temas: o perfil do sacerdote; a santidade sacerdotal; Jesus e os amigos; comunhão presbiteral; Jesus e os apóstolos; diocesaneidade; e Cristo, centro da comunhão e missão da Igreja.
Para Dom Edilson, bispo da Diocese de Oeiras, o Retiro foi um chamado pessoal “a aperfeiçoar-se na arte da oração, assim como o artista aperfeiçoa-se na arte do seu ofício; a vivenciar a experiência de santidade, meta estabelecida para todos aqueles que conhecem, amam e seguem a Deus; a viver a diocesaneidade para o bem da Igreja diocesana, tendo muito claro que a autorreferencialidade não pode ter espaço entre nós, clero de Oeiras”.
Na oportunidade, também participaram do Retiro dois diáconos transitórios da Diocese de Assis, São Paulo, que estão fazendo alguns meses de missão diaconal em nossa diocese.
Texto: Pe. Gildásio Sousa Silva