Clero da Diocese de Oeiras se reúne para celebrar a Missa do Santo Crisma

Compartilhe:

Simbolizando a unidade e a comunhão dos presbíteros com o seu Bispo, a Diocese de Oeiras reuniu nesta Segunda-Feira Santa, 15/04/2019, os sacerdotes, diáconos e seminaristas para a celebração da Missa do Santo Crisma na Igreja Catedral Nossa Senhora da Vitória, presidida pelo bispo diocesano, Dom Edilson Nobre e concelebrada por todos os padres da Diocese.

A Eucaristia foi marcada pela renovação das promessas sacerdotais dos sacerdotes diante do bispo e a consagração dos Santos Óleos do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos e reuniu centenas de fiéis, inclusive das paróquias e áreas pastorais da Diocese, que vieram exclusivamente participar da cerimônia, que é celebrada uma vez ao ano e marca o dia da instituição da Eucaristia e o início do Tríduo Pascal.

Dom Edilson Nobre destacou na homilia, que nesta Celebração “o Bispo concelebra com o seu presbitério como sinal e expressão de manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu Pastor e na ocasião consagra o santo Crisma e benze os óleos do Batismo e Unção dos Enfermos; Com o Santo Crisma consagrado pelo Bispo, são ungidos os recém-batizados e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados; são ungidas também as mãos dos presbíteros e a cabeça dos Bispos por ocasião da ordenação, bem como as Igrejas e os altares na sua dedicação. Portanto, o Óleo a ser consagrado nesta liturgia de hoje será utilizado para ungir os crismandos que receberão o Sacramento da Crisma neste ano/2019 e as mãos de três jovens que serão ordenados presbíteros para a nossa Diocese, a saber: Jonh Elves, Welson Barbosa e Lael Rubens.   O óleo dos catecúmenos, este será abençoado e disponibilizado para o Batismo daqueles que serão inseridos na vida da comunidade católica. O óleo dos enfermos, uma vez abençoado servirá como possibilidade de alívio e de cura para os féis enfermos que recebem o sacramento da Unção; pediu para nunca nos esqueçamos de que a inclusão social dos pobres, o bem comum e a paz social devem sempre pautar a construção do nosso projeto de evangelização, pois, sou convicto que é esta fisionomia de Igreja que garante a sua credibilidade e continuidade na história, enfatizou Dom Edílson Nobre.

Ao término, os padres e os representantes de suas paróquias receberam das mãos do bispo os Santos Óleos que serão utilizados até a próxima Missa do Crisma, no ano de 2020.

Confira a programação e participe da Semana Santa de Oeiras:

16/04/2019 (TERÇA-FEIRA SANTA)
08h00 – Confissão Auricular para os enfermos, na Igreja Catedral.
09h00 – Missa dos Enfermos, na Igreja Catedral. Nesta Missa, as pessoas enfermas receberão o Sacramento da Unção dos Enfermos.
19h00 – Missa na Igreja Catedral.

17/04/2019 (QUARTA-FEIRA SANTA)
08h00 – Confissão Auricular para crianças que já fizeram a 1ª Eucaristia, na Igreja Catedral.
16h30 – Via Sacra da Juventude, saindo da Igreja Catedral e percorrendo as ruas da nossa Cidade.
19h – Missa na Igreja Catedral e solenidade das Trevas.

18/04/2019 (QUINTA-FEIRA SANTA) INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL
17h00 – Missa Solene da Ceia do Senhor, na Igreja Catedral com a Cerimônia do lava-pés e Transladação do Ssmo. Sacramento para Adoração, conforme a seguinte pauta:
19h às 20h – Bairros: Floriano Peixoto, Várzea, Canela e João XXIII, Pastoral do Dizimo, Catequese, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança.
20h às 21h – Escolas: IBENS, Farmacêutico João Carvalho, Paulo Freire, Instituto Gandhi e demais Escolas do Ensino Fundamental, JEC e Liturgia Jovem.
21h às 22h – UESPI e Ensino Médio dos Colégios Rocha Neto e Pedro Sá, Amigos em Oração e RCC.
22h às 23h – Apostolado da Oração, Coração de Maria, Legião de Maria e Centro da Cidade.
23h à meia noite – Casais Encontristas, Pastoral Familiar, Terço dos Homens, Santo Antonio e Famílias em geral.
21h- Procissão do Fogaréu (somente para os homens) e, em seguida, Sermão do Fogaréu, proferido pelo Pe. Rogério Nascimento.

19/04/2019 (SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO) – DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA
08h00 – Confissão Comunitária na Igreja Catedral
17h00 – Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, comunhão Geral dos Fiéis, Descimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto. O sermão do descimento será proferido pelo Bispo Emérito de Crato, Dom Fernando Panico.

20/04/2019 (SÁBADO SANTO) – DIA DO SILÊNCIO LITÚRGICO
21h00 – Cantoria ao Ressuscitado no Adro da Igreja Catedral
22h00 – Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, Anúncio da Páscoa e Renovação das Promessas do Batismo.

21/04/2019 (DOMINGO DA RESSURREIÇÃO)
08h30 – Procissão do Senhor Ressuscitado
09h00 – Missa Solene da Ressurreição do Senhor, na Igreja Catedral
11h00 – Batizados na Igreja Catedral
19h00 – Missa na Igreja Catedral

 

 

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts