Nesta quinta-feira, 11/04/2019, fiéis católicos participaram da “Procissão da Fugida” de Bom Jesus dos Passos, que aconteceu após a Celebração Eucarística, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória. Presidida por Dom Edilson Nobre, bispo diocesano de Oeiras e concelebrada pelos padres Possidônio Barbosa, João de Deus, José Francisco, Juvenal Soares, Rogério Nascimento, Benedito Macêdo e diácono John Elves; da Diocese de São Raimundo Nonato os Padres Vespasiano e Washington. Na assembleia centenas de romeiros participaram com muita fé e devoção.
Na reflexão, Dom Edilson Nobre destaca “Que nosso coração palpita mais forte a partir de hoje, todos os que aqui habitam e os que chegam para experimentar um tempo de espiritualidade forte que proporciona o encontro com Jesus; contemplando a imagem do Bom Jesus dos Passos para dar os primeiros passos da experiência que iremos fazer daqui até o domingo de Páscoa, entrar dentro da temática da Campanha da Fraternidade”
Após a bênção final, Dom Edilson incensa a imagem oitocentista e asperge a assembleia, e entoa a primeira parte do “Miserere” – salmo 51 (50), após esse primeiro rito, a imagem de Bom Jesus dos Passos deixa a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, coberta por um dossel roxo, e acompanhada por uma multidão de fiéis, seguindo até a doce colina do Rosário, onde fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A procissão desta noite é silenciosa, rápida, estandartes escondidos significando o silencio e o retiro para oração.
Este ritual simboliza a fuga de Jesus Cristo para o Monte das Oliveiras, nesta noite representado pela Igreja Nossa Senhora do Rosário. Fugir com Bom Jesus dos Passos para o horto significa orar com ele uma noite antes de sua agonia, a igreja é ornada com alecrim e flores de passo para simbolizar melhor ainda o jardim do Getsêmani.
Logo que a imagem chegou, o dossel roxo foi retirado e começou a 2ª parte do canto do “Miserere” – salmo 51 (50). Durante a noite da quinta e dia da sexta-feira, a Igreja do Rosário se transforma no santuário do Bom Jesus dos Passos, onde muitos fiéis passam a noite em vigília, com cantos e orações, louvores e benditos.
Confira a programação para sexta-feira de Passos e participe com sua família e amigos:
07h00 – Missa na Igreja do Rosário;
08h00 – Confissão Auricular dos Romeiros, na Igreja Catedral;
10h00 – Missa na Igreja Catedral;
12h00 – Ofício de Bom Jesus dos Passos na Igreja do Rosário;
16h30 – Início da Procissão de Passos. Sermão do Encontro na Praça das Vitórias, no Paço Municipal, proferido pelo Bispo de Floriano, Dom Edivalter.