Cerimônias em honra ao Bom Jesus dos Passos tem início com a “Procissão da Fugida”

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 11/04/2019, fiéis católicos participaram da “Procissão da Fugida” de Bom Jesus dos Passos, que aconteceu após a Celebração Eucarística, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória.  Presidida por Dom Edilson Nobre, bispo diocesano de Oeiras e concelebrada pelos padres Possidônio Barbosa, João de Deus, José Francisco, Juvenal Soares, Rogério Nascimento, Benedito Macêdo e diácono John Elves; da Diocese de São Raimundo Nonato os Padres Vespasiano e Washington. Na assembleia centenas de romeiros participaram com muita fé e devoção.

Na reflexão, Dom Edilson Nobre destaca “Que nosso coração palpita mais forte a partir de hoje, todos os que aqui habitam e os que chegam para experimentar um tempo de espiritualidade forte que proporciona o encontro com Jesus; contemplando a imagem do Bom Jesus dos Passos para dar os primeiros passos da experiência que iremos fazer daqui até o domingo de Páscoa, entrar dentro da temática da Campanha da Fraternidade”

Após a bênção final, Dom Edilson incensa a imagem oitocentista e asperge a assembleia, e entoa a primeira parte do “Miserere” – salmo 51 (50), após esse primeiro rito, a imagem de Bom Jesus dos Passos deixa a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, coberta por um dossel roxo, e acompanhada por uma multidão de fiéis, seguindo até a doce colina do Rosário, onde fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A procissão desta noite é silenciosa, rápida, estandartes escondidos significando o silencio e o retiro para oração.

Este ritual simboliza a fuga de Jesus Cristo para o Monte das Oliveiras, nesta noite representado pela Igreja Nossa Senhora do Rosário. Fugir com Bom Jesus dos Passos para o horto significa orar com ele uma noite antes de sua agonia, a igreja é ornada com alecrim e flores de passo para simbolizar melhor ainda o jardim do Getsêmani.

Logo que a imagem chegou, o dossel roxo foi retirado e começou a 2ª parte do canto do “Miserere” – salmo 51 (50). Durante a noite da quinta e dia da sexta-feira, a Igreja do Rosário se transforma no santuário do Bom Jesus dos Passos, onde muitos fiéis passam a noite em vigília, com cantos e orações, louvores e benditos.

Confira a programação para sexta-feira de Passos e participe com sua família e amigos:

07h00 – Missa na Igreja do Rosário;

08h00 – Confissão Auricular dos Romeiros, na Igreja Catedral;

10h00 – Missa na Igreja Catedral;

12h00 – Ofício de Bom Jesus dos Passos na Igreja do Rosário;

16h30 – Início da Procissão de Passos. Sermão do Encontro na Praça das Vitórias, no Paço Municipal, proferido pelo Bispo de Floriano, Dom Edivalter.

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts