Centenas de fieis lotam a catedral na solenidade de Ramos

Compartilhe:

Centenas de fieis participaram da procissão e missa de Ramos nesta manhã de domingo(13). A distribuição dos ramos aconteceu logo cedo na igreja da Conceição, onde foram bentos pelo bispo diocesano dom Juarez Sousa e em seguida os devotos acompanharam a procissão até a igreja Catedral, onde aconteceu a celebração solene da missa de Ramos. Os participantes traziam nas mãos ramos de carnaúba, planta nativa da região, acenando de forma alegre e festiva.

A procissão de Ramos é uma alusão à entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho e aclamado como rei pelo povo, que com ramos de oliveira cantavam ‘Hosana ao filho de Davi’. Em Oeiras essa tradição é secular, a cada ano a procissão tem mais participação popular que a exemplo do povo daquela época, também acenavam seus ramos aclamando Jesus em seus corações.

RAMOS (3)_800x600

A missa foi presidida pelo bispo de Oeiras, dom Juarez Sousa e co-celebrada pelo Pe. Kleyton Vieira, pároco da catedral, bem como pelo vigário da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, o Pe. João Francisco. A celebração foi animada pelo coral madrigal e bandolins de Oeiras.

Durante a homilia, dom Juarez fez alusão à narrativa da Paixão de Cristo, destacando pontos cruciais para o entendimento do mistério e missão de Jesus, como homem e como Deus. Sua fala ainda enfatizou o tráfico de pessoas, um tema que vem sendo refletido em todo o Brasil, a partir da Campanha da Fraternidade de 2014, que tem como tema central: “Fraternidade e Tráfico Humano”, e como lema: “É para liberdade que Cristo nos libertou”. Uma realidade mundial que vem chagando a dignidade do ser humano, que como nos exorta o Papa Francisco: “o tráfico de seres humanos é um câncer social”, portanto fere profundamente a dignidade do corpo, templo do Espírito Santo.

RAMOS (6)_800x600

Com a solenidade de Ramos, teve início oficialmente a Semana Santa em todo o mundo para os católicos. Em Oeiras durante toda a semana acontecerão diversas cerimônias litúrgicas, como missas, procissões, vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento.

RAMOS (8)_800x600RAMOS (17)_800x600

 

RAMOS (20)_800x600

 

RAMOS (20)_800x600 RAMOS (37)_800x600

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

PALAVRA TEM PODER!

  Nossas relações interpessoais são formadas e estabelecidas por muitas e fortes mediações. Uma dessas mediações é a Palavra. Sem a palavra a vida seria