Ceia do Senhor é celebrada na Igreja Catedral Nossa Senhora da Vitória

Seguindo as orientações da Diocese de Oeiras, do Governo de Estado e da OMS, realizou-se nesta Quinta-feira Santa, a Missa da Ceia do Senhor na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória. A celebração iniciou-se as 17 h, do dia 01/04/2021 , presidida por Dom Edilson Soares Nobre e concelebrada pelos Padres Possidônio Barbosa e Jonh Elves, Pároco e Vigário paroquial da Paróquia e pelos seminaristas de diocese. Na assembleia apenas 30% da capacidade da Igreja, observando-se o distanciamento, a obrigatoriedade do uso de máscara e de álcool em gel. A Cerimonia foi transmitida pelas mídias sociais da Paroquia.

Na homilia Dom Edilson fez memória da instituição da Eucaristia, atualizando o memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.  Neste ano, devido a pandemia, não foi realizada a cerimônia do Lava-pés.

Após a santa missa, aconteceu a transladação do Santíssimo Sacramento da Capela-mor para a Capela do Santíssimo, ficando em adoração até as 20h. Os altares foram desnudados como sinal de respeito e humildade. Pequenas representações dos grupos de oração, pastorais e populares prestaram seu momento de adoração a Jesus na Eucaristia, dentro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, revezando, com cantos sacros, louvor e recitação do Santo Terço até as 20h.

Em virtude da Covid-19, neste ano não aconteceu a  tradicional procissão do Fogaréu, apenas uma Celebração do Fogaréu no adro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, onde foram colocadas, simbolicamente, dezenas de lamparinas.

A Quinta-Feira Santa retrata ainda a agonia de Jesus no jardim situado no sopé do Monte das Oliveiras, em  Jerusalém (atual Israel), onde Cristo e seus discípulos oraram na noite anterior à sua crucificação.

Fotos: Cláudio Fernandes.