“Ceia do Senhor” é celebrada na Igreja Catedral de Oeiras

Realizou-se nesta quinta-feira, 09/04/2020, a Missa da Ceia do Senhor na Igreja Catedral de Oeiras, memória da Instituição da Eucaristia, onde aconteceu a Transladação do Santíssimo Sacramento. Às 20h, os fieis participaram, através das mídias sociais da celebração do lucernário em alusão a  Procissão do Fogaréu, que neste ano não ocorreu por conta da pandemia que assola o mundo.

A Missa da Ceia do Senhor foi presidida por dom Edilson Soares Nobre, bispo da Diocese de Oeiras, e concelebrada pelo Pe. Possidônio Barbosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, pelos vigários paroquiais Pe. José Francisco e Jonh Elves e pelos seminaristas Abraão e Carlos Antonio. Presentes na assembleia as equipes litúrgica e de comunicação.

Dom Edilson Nobre, na homilia, refletiu o contexto ora vivenciado e os desafios da comunicação neste momento em que as pessoas são convidadas a permanecer em casa, onde percebe-se a importância das ferramentas de comunicação como instrumentos de grande relevância para que ação evangelizadora seja continuada, pois Deus quer se comunicar conosco, e devemos reinventar a forma, já que não podemos deixar de comunicar a palavra de Deus; ressaltou que o virus COVID – 19 é um assassino e por isso pediu que as pessoas fiquem em casa, pois a fé é transmitida no interior de cada pessoa, não só nas multidões; lembrou que antes do caminho para o calvário, Jesus de reúne com seus discípulos, lava e beija seus pés numa atitude de humildade, serviço e cuidado, para lembrarmos de fixar bem o olhar em Jesus e não perder de vista o sentido mais profundo de ser cristão que é amar e servir, pois a expressão de serviço transforma o mundo; refletiu sobre o amor de Deus que através de Nosso Senhor Jesus Cristo aceitou passar pela experiência da morte; despojando-se transformou pão e vinho em seu corpo e sangue. Assim deixou-nos na Última Ceia um novo mandamento: “Que vos ameis uns aos outros”, frisou.

Com a missa da Ceia do Senhor na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, teve início o tríduo pascal, em preparação para a celebração da Páscoa do Senhor. Nesta Celebração, particularmente, não aconteceu a cerimonia do lava-pês, gesto que simboliza a humildade e serviço, a exemplo de Jesus. Encerrando a santa missa, os fieis acompanharam a transladação do Santíssimo Sacramento, onde Jesus Eucarístico foi depositado numa urna na Capela do Santíssimo. Para evitar aglomeração, Jesus Sacramentado não ficou para adoração, como de costume.

Acolhendo as determinações das autoridade civis e sanitárias, a secular Procissão do Fogaréu,  não iluminou as ruas do centro histórico de Oeiras. A população foi incentivada a acender velas nas portas de suas residencias. Enquanto na Igreja Catedral foi realizado o lucernário, oração celebrada no período da noite à luz de velas, em alusão ao tradicional Fogaréu.

A Igreja convida à população para celebrar a Semana Santa em casa, com suas famílias, acessando as mídias sociais. Portanto, acessem e acompanhe todas as celebrações da Semana Santa ao vivo: @pascomoeiras; @paroquiadavitoriaoeiras; facebook.com/paroquiadavitoriaoeiras. E lembre-se “Fica em casa”.

Fotos: Fran Rego