CEFAS realiza assembleia em Oeiras

Desde as 9h00 da manhã de hoje, 27 de agosto, o CEFAS Centro: Educacional São Francisco de Assis realiza sua assembleia ordinária. A assembleia acontece no Centro de Formação ECC em Oeiras e conta com a participação de dom Juarez, Pe. João de Deus, Pe. Julielmo, representates das coumnidades beneficiadas peelo CEFAS e representantes de algumas organizações da sociedade civil como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras-PI representado pelo seu presidente Gilmar.

A assembleia teve início com a oração baseada na paráboa do semeador contada por Mateus, 13. A oração foi organizada pela equipe do CEFAS. Dom Juarez, presidente da instituição, fez a palavra de abertura. O bispo de Oeiras destacou que o CEFAS “não é apenas uma instituição, é também um mensageiro da Boa Notícia”. Segundo o bispo, o fundamento do CEFAS é a própria fé em Jesus que veio “para que todos tenham vida”. O CEFAS não visa apenas dar o pão, mas quer ser um instrumento de promoção da vida e das pessoas. Por isso, com fez Jesus na multiplicação dos pães, pedindo às pessoas que se sentassem em grupos, as comunidades precisam também se organizarem mais e buscarem uma vida mais digna, concluiu dom Juarez citando o texto de Mateus 14.

Para o coordenador executivo do CEFAS, Pe. João de Deus, o “CEFAS é a semente da qual fala o evagelgo rezado na oração”. Respondendo alguns questionamentos das comunidades sobre o PAA: Programa de Aquisição de Alimentos, o padres explicou que em alguns municípios  o atraso na execução do progama deve exatamente na demora do município em aprovar o SIM: Sêlo de Inspeção Municipal. Em alguns municípios ondejá aprovaram o SIM, o programa está sendo executado. Segundo o site do MDS do Governo Federal, o PAA é um instrumento de política pública instituído pelo artigo 19 da Lei nº. 10.696, de 2 de julho de 2003, e regulamentado pelo Decreto nº. 4.772, de 02 de julho de 2003, o qual foi alterado pelo Decreto nº. 5.873, de 15 de agosto de 2006. Tem como objetivo garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. A burocracia se tornou uma grande barreira, impedindo que muitos pequenos produtores rurais possam ter acessoa ao recurso.

O Pe. Julielmo, cordenador de pastorais e pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima (Santa Rosa/ Cajazeiras) destacou a importâcia do trabalho do CEFAS na assessoria das comunidades. “Nossas comunidades precisam ser mais organizadas”, concluiu o padres coordenador da Cáritas diocesana.

A equipe técnica do CEFAS, cordenada pelo agrônomo José Inácio, apresentou as ações do CEFAS no periodo de 2009 a setembro de 2014. Destaque para o trabalho de capacitação das comunidades, construçõe de barragens, apoio na criação de galinhas, bodes e outros animais. Na ocasião, a Equipe apresentou também as atividades para setembro próximo, acrescentadas algumas propostas colocadas pelas comunidades beneficiadas, o chamado planejamento participativo.

A ssembleia deve concluida pro volta do meio dia com a apresentação do novo projeto CEFAS para o próximo triênio.