CARTA ABERTA DE DOM EDILSON AOS JOVENS DA DIOCESE DE OEIRAS

Querida juventude! Saudações, paz e alegria!

O mês de novembro tem sido sempre marcado pela realização do DIA NACIONAL DA JUVENTUDE. Trata-se de um evento caloroso que muito tem animado o coração e o espírito da missão entre os jovens de nossa Diocese e demais Dioceses do Brasil.  Este ano de 2020, lamentavelmente, devido a situação de pandemia, não poderemos nos encontrar como de costume. Porém, venho aqui lhes interpelar para que não se deixem contagiar pelo marasmo espiritual: aquele sentimento de tédio, indiferença ou falta de coragem. Vocês têm uma linda missão: ser “sal da terra e luz do mundo” para atraírem outros jovens a entrarem no caminho do seguimento a nosso Senhor Jesus Cristo. A pandemia não nos esquiva da missão.

O tema que seria refletido no Encontro Diocesano, “Fraternidade e vida. Dom e compromisso”, não deve passar despercebido. Façam aquilo que vocês mais sabem: utilizar as redes sociais e dialogar com os outros jovens. Sejam ousados. Aprofundem o texto do Evangelho de São Lucas 24,15-17, que servirá como pano de fundo para compreender o lema: “Ouviu e junto com Ele caminhou”. Existem muitos subsídios na internet que lhes serão úteis para ler, estudar e também compartilhar. Façam bonito! Se articulem. Mostrem seus rostos através das diversas expressões juvenis e comuniquem a todos os jovens o rosto de Cristo, Amigo, Misericordioso, e Bom Pastor, como sinal de esperança e de vida nova para todos.

Em 2021, com a graça de Deus, novamente estaremos juntos para esta grande celebração.

Deus lhes abençoe! Que Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Oeiras e do Piauí lhes proteja com o seu manto sagrado. Sejam bons e sejam santos, a exemplo do jovem Carlo Acutis, recentemente beatificado por nossa Igreja, ao reconhece-lo testemunha viva de amor e de santidade.

Oeiras, 18 de novembro de 2020.

Dom Edilson Soares Nobre

Bispo Diocesano de Oeiras