Carta Aberta aos fieis da Área Pastoral de Senhora Santana em Isaias Coelho-PI

Carta aberta aos paroquianos, tendo em vista o adiamento dos novenarios de Senhora Santana e São Joaquim em Isaias Coelho para o ano de 2014.

“Para vocês sou o Padre; com vocês sou o irmão”. (Sto.agostinho). Como Padre administrador da área Pastoral Senhora Santana e São Joaquim em Isaias coelho e como irmão em Cristo, junto a nossa equipe de comunicação, viemos por meio desta missiva, justificar o adiamento do novenário de Senhora Santana e Joaquim em Isaias Coelho, para o ano de 2014.

Partimos da premissa de que o novenário de um Padroeiro é o grande retiro espiritual de uma comunidade de fé. Jesus fez muitos retiros. Inclusive, ao preparar-se para o mistério da paixão: morte e ressurreição. Retirou-se, por quarenta dias, quando foi tentado pelo Diabo. Os Padres e as irmãs religiosas fazem seus retiros anuais em lugares distintos. Precisam estar abastecidos do combustível espiritual. “Meu alimento é fazer a vontade do pai”. E o povo de Deus, não teria acaso, o direito de viver uma espiritualidade com maior intensidade? O novenário seria essa grande oportunidade de estarmos mais perto de Deus, para beber da sua fonte!

Como um rio, que tem na sua origem a beleza de águas cristalinas e que, ao longo do curso recebe os entulhos diversos provindos das enxurradas, estão a maioria dos nossos novenários, que nasceram na pureza da fé de pessoas simples e sem maldade e, que estão sobrevivendo ao meio da poluição sonora, bem como, ícone de propaganda de joguete financeiro de pessoas de má vontade. Existe um grito constante que clama o resgate dos rios. Por que não clamarmos o resgate de nossos novenários, conforme as suas origens? É tempo de refletir: a espiritualidade de um novenário deveria nos levar ao encontro com o verdadeiro Deus que “é caminho, verdade e vida”.

Partindo do positivo, centramos nosso olhar em municípios circunvizinhos que fazem a experiência de seus novenários desvinculados de movimentos sociais de interesses lucrativos, como por exemplo, Conceição do Canindé, Simplício Mendes, Campinas do Piauí, Colônia do Piauí, Santa Rosa, Cajazeiras, Oeiras, São Francisco de Assis, dentre outros. Olhamos também por meio de uma pesquisa mais alargada, que a luta pelo resgate de novenários, conforme suas fontes se estendem por diversas Paróquias e dioceses em âmbito nacional. É como se tivesse tentando arrumar a casa para que a família viesse a ter mais qualidade de vida e dignidade.

Aqui em Isaias coelho, na área pastoral Senhora Santana e São Joaquim, já faz um ano aproximadamente que viemos refletindo o tema, no sentido de fazê-lo compreendido. Tivemos em março de 2014, um diálogo com representações das diferentes facções da sociedade constituída, na presença de autoridades civis e eclesiásticas, inclusive o nosso Bispo Diocesano Dom Juarez, para o selamento deste pacto: desvinculamento dos novenários em relação as festas sociais de interesse financeiros. Tudo foi acordado numa interpretação de que não ficaria prejuízo, salve resultados positivos. Com base nessa sublime decisão, encaminhamos retiros e peregrinações que teria como ápice o 26 de julho, a grande caminhada missionária e a eucaristia, tendo em vista a festa de nossos Padroeiros. O processo foi bloqueado em parte. Um grupo de manifestantes adversos, bem como a maioria de nossos vereadores, inibiram a legalidade de um projeto que nos garantiria esse cume de ação de graças.

Haja vista, o bloqueio mencionado, julgamos conveniente, adiarmos o novenário de nossos principais Padroeiros, Senhora Santana e São Joaquim em 2014 para um outro período à combinar. Por enquanto, nos abastecemos de uma espiritualidade de encontros diversos, sinalizados por formações, missões, eucaristia, festejos dos diferentes setores,… Aproveitamos o ensejo para fazê-los cientes, que programamos um tríduo eucarístico, destinado às comunidades missionárias urbanas de Isaías Coelho para o curso de 10 a 13 de Julho próximo. O encerramento está previsto para as 09 horas da manhã do dia 13 de julho de 2014, na Matriz da Sede de nossa área pastoral, onde todas as comunidades eclesiais são convidadas a participar.