CANTAR E ANUNCIAR AS MARAVILHAS DO SENHOR!

Compartilhe:

Diz o ditado: “quem canta, seus males espanta!” É verdade, não há ‘mal’ que resista ao bem de um canto.  Porque o canto não só traz alegria e contentamento. O canto é a alegria; é o contentamento. O canto é expressão de algo incontido dentro de alguém. Uma alegria não de lábios ou de dentes. Mas, uma alegria do interior, mesmo sob lágrimas.

Para cantar não é preciso entender de música. Há uma musicalidade inerente à pessoa humana. Aliás, todas as pessoas têm um tino musical. Quem nunca cantou no banheiro?

Na verdade, por ser o banheiro o lugar da mais alta privacidade, ali todos se soltam. Como no quarto! Assim, banheiro e quarto acabam sendo sinônimos de lugar reservado, como o nosso interior; como a nossa intimidade; como o nosso coração.

Por isso é que Jesus disse, certa vez: “…quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você” (Mt 6,6). Que outra recompensa que Jesus se refere para a o a oração ‘no quarto’, senão a integração pessoal? É preciso rezar no quarto da intimidade pessoal. É preciso cantar a vida. Diz, também, outro ditado que: “Quem canta reza duas vezes”. Por que não cantar? O que cantar da vida? Quando cantar?

O Salmo 137(136) apresenta essas mesmas inquietações na vida do povo de Deus, no exílio: “Junto aos canais de Babilônia nos sentamos e choramos, com saudades de Sião. Nos salgueiros de suas margens penduramos nossas harpas. Lá, os que nos exilaram pediam canções, nossos raptores queriam diversão: ‘Cantem para nós um canto de Sião!’ Como cantar um canto de Javé em terra estrangeira? Se eu me esquecer de você, Jerusalém, que seque a minha mão direita. Que a minha língua se cole ao paladar, se eu não me lembrar de você, e se eu não elevar Jerusalém ao topo da minha alegria!” (Salmo 137(136),1-6).

Santo Agostinho faz a seguinte afirmação: “o mundo combate contra os soldados de Cristo com duas armas e táticas diferentes. Uma arma é a sedução: sua tática, criar angústia. A outra é o medo: sua tática semear o medo.”

E o que vamos fazer? Parar de lutar? Entregar os pontos? Ceder às forças do mundo exterior? E, por que não o contrário: afirmar a vivacidade e força do interior?”

Motivos não nos faltam para cantar: “Cantem hinos a javé, pois ele fez proezas; que toda a terra as reconheça” (Is 12,5). “Cantem para Javé um cântico novo, pois ele fez maravilhas: sua direita e seu braço santo lhe deram a vitória” (Sl 98,1). “Cantem para ele, ao som de instrumentos, recitem suas maravilhas todas!” (Sl 105,2). “Entoem o agradecimento a Javé, cantem ao nosso Deus com a harpa” (Sl 147,7). “Inspirados pela graça, cantem a Deus, de todo o coração, salmos, hinos e cânticos espirituais” (Cl 3,16).

É preciso cantar! Você pode e deve cantar! Mas não cante de qualquer jeito. Cante as maravilhas de Deus para conseguir cantar a sua própria existência. Para não desafinar é preciso cantar a vida em Deus.

Como Maria cante: “Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo, e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração. Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias. Socorre Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.” (Lc 1,46-56)

Acredite no seu canto mesmo que, para os outros, você ‘não tenha voz’.

Cante e se encante novamente. Cante a beleza da vida! Cante! Cante e anuncie as maravilhas do Senhor!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts