Caminhada e missa marcam o encerramento da 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí em Oeiras

O encerramento da 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí que teve como tema: “Direito dos Povos, garantia de Vida e Paz” e como lema: “Eu darei esta terra à sua descendência” (Gn 12,7), aconteceu neste domingo, 18, com caminhada e santa missa presidida por Dom Juarez Sousa e concelebrada pelos bispos que compõem o Regional NE 04, bem como de uma significativa representação de padres das oito dioceses do Piauí.

As celebrações tiveram início logo cedo, às 04h da manhã, com uma grande concentração de romeiros no sopé do Morro do Leme, onde foram acolhidos e de lá saíram em procissão pelas ruas históricas de Oeiras, com paradas estratégicas e reflexivas. A primeira parada foi em frente ao prédio da Justiça Eleitoral, ponto de reflexão sobre a corrupção no país e a traição ao povo. Neste ato foi fincado no chão em frente ao prédio, um cartaz com a proposta da Reforma Política da CNBB, OAB e Movimentos Sociais.

DSC00211 (Copy)

DSC00209 (Copy)

Em seguida os romeiros seguiram em caminhada até o Hospital Regional Deolindo Couto, onde aconteceu a segunda parada, refletindo o descaso no atendimento à saúde pública, através do SUS. Os participantes colocaram três cruzes grandes feitas de madeira tosca em frente ao hospital, sinais de morte pela falta de atendimento digno. Depois três panos brancos sobre as cruzes, sinalizando a vida e a luta pela construção de hospitais, pelo atendimento de qualidade, pela medicina popular e pelo cuidado que todos devem ter com o outro, produzindo alimentos sem veneno para não prejudicar e serem motivos de doenças e males.

Chegando ao Centro Histórico, a caminha fez sua última parada às margens do riacho Mocha e a galeria do Pouca Vergonha, onde representantes da AMO – Associação Ambiental de Oeiras, ministraram reflexão a partir de performance e leitura de poemas, mostrando que é preciso a partir da situação do Mocha, cuidar das águas do planeta e conscientizar a população sobre a poluição e desmatamento das margens dos rios e riachos do Brasil.

DSC00256 (Copy)

DSC00282 (Copy)

A caminhada seguiu para a Praça das Vitórias, onde foi celebrada a Santa Missa, no adro da Igreja catedral, encerrando o evento religioso e de cunho social. Antes da celebração os romeiros foram acolhidos na praça, pelo coral Madrigal que entoou o hino da Romaria e em seguida o povo acolheu a bandeira do Divino, trazida pela família guardiã da imagem do Divino Espírito Santo. Com todas as manifestações de acolhida, teve início à missa, momento celebrativo de muito fervor missionário. No final da celebração os bispos presentes fizeram um momento de bênção mariana com a imagem de Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Oeiras e do Piauí.

Em sua homilia durante a celebração, dom Juarez Sousa, bispo de Oeiras, fez críticas a busca desenfreada pelo poder e dinheiro, onde o desejo do ter é mais importante do que a vida e onde a natureza, o homem do campo e as pessoas mais pobres são as grande vítimas. “É preciso lutar pelos direitos dos povos, garantindo paz na promoção da vida e no favorecimento dos que mais sofrem”, concluiu Juarez.

DSC00006 (Copy)

Estiveram presentes na santa missa, o bispo de Oeiras, dom Juarez, o bispo dom Plínio de Picos, dom Valdeni, bispo de Floriano, dom Marcos, bispo de Bom Jesus, dom Jacinto, bispo da Arquidiocese de Teresina, o bispo de Campo Maior, dom Eduardo, além de diversos sacerdotes acompanhados de suas caravanas.

Durante esses dias de romaria, Oeiras recebeu aproximadamente dez mil pessoas, que participaram de seminários e celebrações em prol da vida e da paz, refletindo, rezando e exigindo dos representantes políticos, medidas que diminuam os impactos da degradação do meio ambiente e soluções para as regiões vitimadas pela seca, bem como políticas públicas em prol do povo.

DSC00242 (Copy)

DSC00221 (Copy)