Câmara Municipal realiza Sessão Solene alusiva as celebrações pelo Jubileu de 80 anos da Diocese de Oeiras

Compartilhe:

Realizou-se na terça-feira, 07/10/25, no Cine Teatro Oeiras, uma Sessão Solene alusiva aos 80 anos da diocese de Oeiras. Contou com a presença de autoridades eclesiásticas, civis e militares, além de paroquianos das diversas paroquias e áreas pastorais da Diocese.

A Sessão teve seu inicio com o canto do hino nacional, seguida da leitura do Requerimento de autoria do Vereador José Amilton Barbosa Leal, onde propõe a realização da Sessão Solene em homenagem aos 80 anos de criação da Diocese de Oeiras – PI, marco histórico, religioso e cultural de inestimável valor para a população oeirense e para o estado do Piauí.

Dando prosseguimento, foi feito a leitura da Moção de Louvor à Diocese de Oeiras, de autoria do vereador Espedito Martins, em razão da celebração dos seus 80 anos de instalação oficial, em reconhecimento à sua missão evangelizadora, à sua contribuição espiritual e social e ao seu papel fundamental na formação da identidade do povo oeirense.

O vereador José Amilton em sua fala ressaltou que “a celebração dos 80 anos da Diocese de Oeiras é, portanto, oportunidade ímpar para expressar reconhecimento público à instituição, aos seus líderes espirituais, aos sacerdotes, religiosos (as), leigos e leigas que dedicaram suas vidas a este trabalho e também para registrar nos anais desta casa Legislativa a importância histórica da Diocese para Oeiras e para o Piaui.

Em seguida, Dom Edilson Soares Nobre, bispo de Oeiras, fez uso da palavra para agradecer aos vereadores da Câmara Municipal de Oeiras pelo reconhecimento do significado histórico da Diocese de Oeiras; agradeceu também a todos os bispos presentes pelo sinal de unidade e comunhão; e cumprimentou a todos os padres da Diocese de Oeiras, bem como os padres de outras dioceses, autoridades civis, militares e visitantes presentes.

Na oportunidade, Dom Edilson sublinhou a doutrina social da Igreja na missão evangelizadora da Diocese, quando ressaltou que “a presença marcante da Igreja ajuda a transformar vidas”. E fazendo memória histórico-profética, ainda destacou que somos “uma Igreja samaritana, isto é, uma Igreja que pensa nos vulneráveis e age em favor deles”.

O arcebispo metropolitano de Teresina e 6° bispo de Oeiras (2008-2015), Dom Juarez Marques Sousa da Silva, usou a palavra para louvar a Deus pelo seu breve pastoreio em Oeiras, onde “aprendeu a ser bispo”; manifestar a sua gratidão a esta “terra bendita de amor e de paz” pelo caminho que trilharam juntos; e parabenizar a Diocese de Oeiras na efeméride nos seus 80 anos de vida e missão.

O prefeito municipal de Oeiras, Dr. Hailton Alves Filho, também dirigiu sua palavra aos presentes, destacando que, nestes 80 anos de história, “a Diocese de Oeiras tem sido um farol de esperança, guiando o povo de Deus pelos caminhos da fé, da justiça social e da paz”.

E para concluir tão honrosa e jubilosa Sessão, entoou-se o Hino de Oeiras pelo grupo musical do núcleo de cultura da Secretaria Municipal de Educação; o vereador Espedito Martins fez a entrega da Moção de Louvor a Dom Edilson e o Vereador Amilton entregou-lhe a Placa de Moção de Louvor, em reconhecimento aos serviços prestados pela Diocese ao povo de Oeiras; e foi servido um coquetel festivo a todos os presentes.

Fotos Ryan Andrade

   

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts