BONS RESULTADOS DA ASSEMBLEIA DA CNBB

Os Bispos da Igreja, no Brasil, reunidos de 30 de abril a 09 de maio realizaram a sua 52ª Assembleia Geral Ordinária, fazendo assim valer o sentido da Assembleia que “é a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”.

Em Aparecida do Norte, sob o cuidado materno de Nossa Senhora Aparecida, a Assembleia cumpriu uma pauta recheada com diversos assuntos, todos de relevância para o povo de Deus. Pairava uma atmosfera de fé, alegria, compromisso e fraternidade. O resultado foi a grande produção de bons frutos amadurecidos, de forma participativa e convergente. Talvez por conta do imenso trabalho realizado desde a Assembleia passada a cerca de alguns temas. A saber, o tema Central sobre a renovação da Paróquia, “Comunidade de comunidades, uma nova Paróquia”, que de texto de Estudos da CNBB, passou a ser Documento da CNBB, suscitando fortemente à conversão da paróquia. Dentre os temas prioritários, destacaram-se a aprovação do Documento sobre a questão da terra, no qual como pastores, os bispos se pronunciam sobre“A Igreja e a questão agrária brasileira no início do século XXI.O outro tema foi sobre o laicato, cujo texto, apresentado e refeito, chegou a ser aprovado como Estudo da CNBB, com o título,Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade –“Sal da Terra e Luz do Mundo”.

Partindo da análise de conjuntura das realidades e tendências sócio-eclesiais, muitos outros assuntos relevantes, na Igreja e na sociedade, mereceram a atenção dos Bispos em assembleia. Em âmbito nacional: a preocupação com a violência crescente, os levou ao lançamento do “ano da paz”; sobre as próximas eleições e a necessária e descuidada reforma política; a situação dos povos indígenas, e até sobre a Copa do Mundo foi lançada uma mensagem. Em âmbito mundial, a Igreja acolheu a proposta apresentada pela Cáritas Brasileira, de se fazer uma campanha contra a fome no mundo. A este respeito o primeiro olhar se volta para o Haiti. Os Bispos não se omitiram de tratar de assuntos de teologia e doutrina da fé, de liturgia, e de comunhão e partilha. Realizaram-se várias sessões dedicadas à partilha de preocupações, dificuldades, alegrias e esperança, inerentes à missão de cada bispo em sua diocese, de forma que atendendo ao pedido do Papa Francisco, foram apresentadas propostas interessantes e “corajosas” para a missão da Igreja, nos próximos tempos.

Por fim, a Igreja mostra o seu cuidado com as questões internas; mas, inserida e em sintonia com a sociedade não esquece os problemas sociais, e está pronta para sair de si mesma, indo ao encontro dos que necessitam da mensagem libertadora do Evangelho. Agora, é hora de acolher e aplicar com decisão, coragem e criatividade, as orientações, em vista de uma Igreja decididamente missionária.

Dom Juarez Sousa da Silva – Bispo de Oeiras