Bom Jesus e os seus passos de amor!

Por Cassi Neiva

Hoje, sexta-feira, 08 de abril do ano de 2022, a Procissão de Passos, a maior em todo o nosso estado, faz-se viva novamente no solo oeirense, após uma interrupção de 02 anos em virtude da Covid-19.

Neste latente viés católico, a nossa amada Oeiras apresenta-se muito mais arroxeada de uma fé inabalável, na qual infinitos romeiros caminham e seguem os passos do Bom Jesus, vestidos de um novo tempo envolto por um halo de esperança renovada, paz, proteção, misericórdia, perdão, partilha, súplica, oração e louvor.

A emoção de reviver essa histórica caminhada católica se ratifica em meu ser em todos os momentos da Procissão dos Passos, desde a saída da mesma da doce colina do Rosário, a serena presença do nosso Bispo Dom Edilson Nobre com o Santo Lenho debaixo do pálio roxo, a parada da imagem em cada passo, o canto do Miserere, a incensação, a bênção das flores, o canto da Verônica, a presença das santas mulheres, a forte simbologia da flor de passo, o toque efusivo dos sinos, o Sermão do Encontro, a tocante e sábia homilia de Dom Marcos Tavoni e a chegada de Bom Jesus e de Nossa Senhora das Dores na Igreja da Matriz.

Torna-se inenarrável descrever a profundidade e a beleza dessa atmosfera de adoração ao Salvador do mundo.

A Procissão dos Passos nos transporta não somente para o caminho percorrido por Jesus até a sua crucificação, mas também para um mundo magnânimo de dilatação da nossa fé ao Divino Senhor, posto que traz para a nossa alma um reservatório de confiança no Deus que fala aos seus filhos do amor ágape.

Os promesseiros e devotos sentem o seu espírito robusto de crença no doce Jesus ao fitar nos seus olhos e ver emergir uma luz colossal de fortaleza e consolo.

Desta feita, fala Bom Jesus para os teus filhos, que continua amparando-os, amando-os, protegendo-os, perdoando-os e ensinando-os que abençoados são aqueles que seguem a tua palavra.

Fala Bom Jesus que a pedagogia do amor é o melhor caminho de aliança e fraternidade entre os homens.

Fala Bom Jesus que os nossos passos, para seguirem os teus, carecem ser desprovidos de discórdia, opressão, injustiça e inveja.

Fala Bom Jesus que Maria, tua mãe, é nossa também e que os nossos brados também são ouvidos por ela.

Fala Bom Jesus que nos teus passos o ser humano encontra a fecundidade da potencialização do amor.

Por fim, retornaremos para nossas casas com o coração muito mais abastecido de tua extremada onisciência, onipresença e onipotência sob a forma do teu puro amor: energia vital para a humanidade.

Por: Cassi Neiva

Fonte: https://tonomural.com.br/noticia/547/bom-jesus-e-os-seus-passos-de-amor