Bispos do Piauí participam da 59ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida-SP

Os bispos do Piauí (Regional Nordeste 4 da CNBB) estão reunidos no Santuário Nacional de Aparecida – SP, onde participam da etapa presencial da 59ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A assembleia acontece de 28 de agosto até o dia 02 de setembro.

Desta vez, além do aprofundamento do tema central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, serão feitas propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), rumo à consolidação na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em 2023.

Com a característica de ser deliberativa, nesta segunda fase, os temas que serão votados pelo episcopado são as atualizações no Estatuto da CNBB, a tradução do Missal Romano, o texto do Ministério do Catequista e o Estudo nº 114 da CNBB cujo título é: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14) – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”.

Além disso, outros 14 temas diversos vão ser objeto de reflexão e discussão dos cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares e coadjutores que participarão da 59ª Assembleia Geral como exemplo o 18º Congresso Eucarístico Nacional; a Celebração dos 70 anos da CNBB; a Jornada Mundial da Juventude 2023; o Sínodo dos Bispos 2023, entre outros.

Participam do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. Mas apenas os bispos na ativa têm poder de voto. Atualmente, segundo dados da Secretaria Técnica da CNBB, a Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, com um total de 478 bispos, dos quais 321 na ativa e mais 157 bispos eméritos.

Do Piauí, participam o presidente do Regional Nordeste 4 e bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva; o vice-presidente e bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis; o secretário e bispo de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Tavoni; o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Furtado; o bispo de Floriano, Dom Edivalter Andrade; o bispo de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre; o bispo de Picos, Dom Plínio Luz; o bispo de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielsky e o secretário-executivo do Regional Nordeste 4, padre Ataan Nerson Brito.

O bispo da Diocese de Oeiras e membro da Comissão Episcopal para as Comunicações da CNBB, Dom Edilson Soares Nobre, gravou vídeo e falou sobre a experiência de participar da 59ª Assembleia Geral:

Estamos em Assembleia, no Santuário Nacional, e trago em meu coração todos os diocesanos, amigos e pessoas que se recomendaram as nossas orações. Diante da Mãe Aparecida, do altar do Senhor, coloquei como intenção a vida destas pessoas, sobre as quais temos a responsabilidade de rezar e conduzir. Venho pedir a proteção de Nossa Senhora para que seja a nossa intercessora e que possa conduzir o povo brasileiro, e que o Brasil, neste ano que estamos vivendo, de discernimento, de escolhas, do ponto de vista político, onde as pessoas têm o dever e a obrigação de exercer a cidadania, possam fazer isso com muita responsabilidade. Que a Mãe Aparecida seja iluminadora na vida e nos corações de cada um de nós para que pensemos o bem da nossa nação, nossa cidade, nosso povo e nossas comunidades.

Fotos e informações: CNBB Nacional

Posts Relacionados