Bispos do PI e CE participam de celebração no túmulo de São Pedro no 1º dia de Visita Ad Limina

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 09 de maio, o primeiro dia da Visita Ad Limina Apostolorum, com a presença dos bispos do Regional Nordeste 4 e Nordeste I da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O 1º dia da visita iniciou com uma celebração na Basílica de São Pedro, presidida pelo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito Furtado.

De acordo com o bispo da Diocese de Oeiras-PI, Dom Edilson Soares Nobre, o momento de celebração no local onde São Pedro está enterrado, marca a comunhão e a unidade entre os bispos e a Igreja:

“A participação na santa missa logo pela manhã nos ajudou a refletir o papel de Pedro na história da Igreja e daquele que hoje é o sucessor de Pedro, o Santo Padre o Papa Francisco, que tem a missão de dar continuidade àquela missão que lhe foi confiada por Jesus Cristo”, analisa.

Visando aprofundar o conhecimento na organização e missão da Igreja no mundo, os bispos do Piauí e do Ceará cumpriram durante esta segunda-feira uma agenda de visitas nas Congregações, Pontifícios Conselhos, Dicastérios e Comissões do Vaticano. Foram  visitados o Dicastério para Leigos, Família e Vida, Congregação para a Doutrina da Fé e a Penitenciaria Apostólica.

Em entrevista ao Setor de Comunicação do Regional Nordeste IV da CNBB, Dom Edilson também fez uma análise da participação dos bispos em cada Dicastério e Congregações visitados nesta segunda-feira:

Dicastério para Leigos, Família e Vida

“O nosso primeiro compromisso oficial após a celebração da Eucaristia foi uma visita ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida. Os leigos têm uma missão importante na Igreja. Como Igreja temos a missão de ajudar as famílias a vivenciar a sua fé e viver uma experiência cristã e missionária. E também falamos de vida, de promoção e defesa da vida, portanto, é um Dicastério muito importante para a Igreja porque, afinal de contas, a nossa missão está em função dos leigos, da família e da vida”, destacou.

Congregação para a Doutrina da Fé

“Nesta Congregação, debatemos sobre nossas inquietações do mundo de hoje pertinentes à fé. O seu papel fundamental é difundir a doutrina católica e garantir a defesa da tradição católica, para evitar as heresias que, às vezes, vão surgindo ao longo da história. É a mais antiga entre as Congregações da Igreja e tem o papel fundamental de manter e garantir a preservação da nossa fé para que as pessoas não desviem a atenção e o foco procurando disseminar heresias que vão contra o ensinamento da Igreja”, explicou.

Penitenciaria Apostólica

“Por fim, visitamos a Penitenciaria Apostólica, que trata de questões de foro interno, de indulgências plenárias. Trata-se, sobretudo, de penitência, do perdão dos pecados. E assim nós terminamos este primeiro dia de visita, que prossegue até o próximo sábado, onde nós teremos um encontro com o Papa Francisco e participaremos da celebração de canonização de alguns santos da Igreja, dentre eles,  Charles de Foucauld”, finalizou.

Confira a programação desta terça-feira

FONTE: https://cnbbne4.org.br/

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com