Bispos do PI e CE participam de celebração no túmulo de São Pedro no 1º dia de Visita Ad Limina

Compartilhe:

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 09 de maio, o primeiro dia da Visita Ad Limina Apostolorum, com a presença dos bispos do Regional Nordeste 4 e Nordeste I da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O 1º dia da visita iniciou com uma celebração na Basílica de São Pedro, presidida pelo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito Furtado.

De acordo com o bispo da Diocese de Oeiras-PI, Dom Edilson Soares Nobre, o momento de celebração no local onde São Pedro está enterrado, marca a comunhão e a unidade entre os bispos e a Igreja:

“A participação na santa missa logo pela manhã nos ajudou a refletir o papel de Pedro na história da Igreja e daquele que hoje é o sucessor de Pedro, o Santo Padre o Papa Francisco, que tem a missão de dar continuidade àquela missão que lhe foi confiada por Jesus Cristo”, analisa.

Visando aprofundar o conhecimento na organização e missão da Igreja no mundo, os bispos do Piauí e do Ceará cumpriram durante esta segunda-feira uma agenda de visitas nas Congregações, Pontifícios Conselhos, Dicastérios e Comissões do Vaticano. Foram  visitados o Dicastério para Leigos, Família e Vida, Congregação para a Doutrina da Fé e a Penitenciaria Apostólica.

Em entrevista ao Setor de Comunicação do Regional Nordeste IV da CNBB, Dom Edilson também fez uma análise da participação dos bispos em cada Dicastério e Congregações visitados nesta segunda-feira:

Dicastério para Leigos, Família e Vida

“O nosso primeiro compromisso oficial após a celebração da Eucaristia foi uma visita ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida. Os leigos têm uma missão importante na Igreja. Como Igreja temos a missão de ajudar as famílias a vivenciar a sua fé e viver uma experiência cristã e missionária. E também falamos de vida, de promoção e defesa da vida, portanto, é um Dicastério muito importante para a Igreja porque, afinal de contas, a nossa missão está em função dos leigos, da família e da vida”, destacou.

Congregação para a Doutrina da Fé

“Nesta Congregação, debatemos sobre nossas inquietações do mundo de hoje pertinentes à fé. O seu papel fundamental é difundir a doutrina católica e garantir a defesa da tradição católica, para evitar as heresias que, às vezes, vão surgindo ao longo da história. É a mais antiga entre as Congregações da Igreja e tem o papel fundamental de manter e garantir a preservação da nossa fé para que as pessoas não desviem a atenção e o foco procurando disseminar heresias que vão contra o ensinamento da Igreja”, explicou.

Penitenciaria Apostólica

“Por fim, visitamos a Penitenciaria Apostólica, que trata de questões de foro interno, de indulgências plenárias. Trata-se, sobretudo, de penitência, do perdão dos pecados. E assim nós terminamos este primeiro dia de visita, que prossegue até o próximo sábado, onde nós teremos um encontro com o Papa Francisco e participaremos da celebração de canonização de alguns santos da Igreja, dentre eles,  Charles de Foucauld”, finalizou.

Confira a programação desta terça-feira

FONTE: https://cnbbne4.org.br/

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com