Bênção dos Santos Óleos marca esta segunda feira na Diocese de Oeiras

Compartilhe:

A Celebração Eucarística da bênção dos óleos e consagração do Crisma foi realizada na Igreja Catedral de Nossa Sra da Vitória, as 19h, desta segunda feira (26.03.2018). Com a presença do Clero Diocesano, dos seminaristas, Dom Edilson Nobre presidiu a Santa Missa, destacando a importância desta celebração, onde os padres fazem a renovação das Promessas Sacerdotais e são abençoados os óleos do Batismo, dos Enfermos e confeccionado o Óleo do Crisma. Estes  óleos serão usados durante todo o ano no território diocesano para a administração dos sacramentos correspondentes. Na assembleia,  dezenas de leigos das Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese de Oeiras.

Em sua homilia, Dom Edilson Nobre explicou o significado de cada óleo. O do Crisma, confeccionado para ser usado no Batismo e na Crisma, traçando sobre a fronte um sinal da Cruz, usado ainda nas ordenações diaconais, sacerdotais e episcopais, como também nas sagrações e dedicações das Igrejas. O óleo dos Catecúmenos é utilizado no sacramento do batismo, onde conserva a força do Espirito Santo sobre os neos cristãos. E óleos dos Enfermos é utilizado para ungir a fronte e as mãos aliviando a “cruz das enfermidades”. Ressaltou também que a missão dos sacerdotes na Igreja é anunciar o evangelho a todas as criaturas, enfatizando que devemos agradecer a Deus pelos nossos sacerdotes, pois sem os mesmos não poderíamos partilhar o Corpo de Cristo, já que somente eles podem consagrar o pão e o vinho, pontuou Dom Edilson Nobre.

Após a homilia, a assembleia, em silêncio, acompanhou atentamente a renovação das promessas sacerdotais.

A bênção dos óleos aconteceu de acordo com o missal romano: o Óleo dos Enfermos foi abençoado antes do término da Oração Eucarística, os óleos  do Batismo e a confecção do Santo Crisma foram abençoados após a Comunhão.

“Este é um grande momento dentro da Semana Santa, onde celebramos a instituição do sacerdócio ministerial”. Por isso a importância do clero reunido ao redor do bispo diocesano, destacou Pe. Gildásio, vigário paroquial da paróquia de São José, em Paes Landim e da Área Pastoral de São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Fidalgo.

Ao término dos ritos, Pe. Possidônio apresentou o clero diocesano à assembleia, agradecendo a presença das caravanas advindas das paroquias e áreas pastorais da Diocese de Oeiras.

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts