Atitudes do cristão segundo o Papa: de pé, em silêncio e em saída

Compartilhe:

Sexta-feira, 10 de junho – o Papa Francisco em Santa Marta afirmou que a vida do cristão pode assumir três atitudes: estar de pé para acolher Deus, estar em paciente silêncio e estar em saída para anunciar Deus aos outros. O Santo Padre concentrou-se na figura do Profeta Elias proposta pela liturgia do dia.

Ele, recordou o Papa, é “um vencedor” que “tanto lutou pela fé” e derrotou centenas de idólatras no Monte Carmelo. Mas, ao ser alvo de mais uma perseguição, deixa-se abater. Cai por terra sob uma árvore, desencorajado, esperando a morte. Mas Deus não o deixa naquele estado de prostração e envia um anjo com uma frase imperativa: levanta-te, come, sai:

“Para encontrar Deus é necessário voltar à situação do homem no momento da criação: de pé e em caminho. Assim, Deus nos criou: à Sua altura, à Sua imagem e semelhança e em caminho. “Vai, segue em frente! Cultiva a terra, fá-la crescer; e multiplicai-vos…’. ‘Sai!’. Sai e vai ao Monte e para no Monte na minha presença. Elias pôs-se de pé e sai”.

O Santo Padre citou depois a passagem do Livro dos Reis na qual o Profeta Elias é convidado pelo anjo a sair da caverna no Monte Horeb. E sentiu um “fio de silêncio sonoro” e ali estava o Senhor. “Para encontrar o Senhor, é preciso entrar em nós mesmos e sentir aquele ‘fio de um silêncio sonoro’ e Ele fala-nos ali” – afirmou o Papa.

No final da sua homilia Francisco acentuou ainda que estar de pé e em caminho procurando ouvir e sentir o silêncio sonoro de Deus são as condições para a saída em missão. A fé – assinalou – é “para ir dá-la aos outros, para ungir os outros, para a missão.”

 

Fonte: http://pt.radiovaticana.va/

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts