A Diocese de Oeiras, realizou no sábado 27/07/2024, a Assembleia Diocesana da Pastoral do Dízimo, onde foi refletido o Tema: A Autossustentação da Igreja e o dízimo como sinal de pertença à comunidade de fé e o Lema: “Entre eles ninguém passava necessidades”, com o propósito de construir juntos o caminho do dízimo na Diocese e solidificar ações mais eficazes em cada Paróquia, garantindo o comprometimento das comunidades com a ação evangelizadora da Igreja.
A Assembleia teve um caráter orante e reflexiva, iluminada pelo Espirito Santo. Contou com a participação de padres, religiosas e agentes da pastoral do dízimo de dezessete Paróquias, duas Áreas Pastorais, perfazendo um total de 107 participantes.
O tema central foi refletido pelo Pe. Francisco das Chagas Martins, Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo. Considerando a realidade do dízimo na Diocese, apresentou três linhas de ação: 1 – O dízimo como expressão de fé e participação; 2 – Os sujeitos que fazem da comunidade, a casa do dízimo e 3 – A pastoral do dízimo com sua missão de cuidar dos que cuidam.
Destacou que para avançarmos na evangelização através da Iniciação a Vida Cristã e na autossustentação da Igreja, o ponto de partida é Jesus Cristo. Suas ações mostram duas dimensões: a formação e a partilha. Primeiro formou os discípulos tendo a partilha dos bens como uma de suas formas. Destacou que a formação das primeiras comunidades seguia uma ordem de exigência: Os ensinamentos dos apóstolos e depois a partilha. Isso é uma diretriz para as nossas Paróquias hoje: Formar discípulos e buscar sua adesão livre e consciente à participação na comunidade.
Explicou que o dízimo como expressão de participação é: – Compromisso de fé nascido de uma experiência com Deus; – Conversão pastoral; Compromisso ético e não jurídico; contribuição sistemática para a sustentação econômica de infraestrutura comunitária, e também com a evangelização e o cuidado com os pobres; forma concreta de criar conexão com a comunidade.
Falou sobre a Pastoral de Conjunto, enfatizando que o dízimo possibilita a comunidade se tornar a casa de uma grande família.
Discorreu sobre a Pastoral do Dízimo entre a tradição e o progresso: cuidar dos cuidadores, ressaltando que a contribuição indispensável da pastoral do dízimo, está na capacidade de observar a comunidade com quatro olhares:
Primeiro, é olhar por dentro – espera-se que todos os agentes da pastoral sejam dizimista. O testemunho é muito importante para a comunidade eclesial; O segundo olhar, é de dentro para fora – os agentes da pastoral precisam de catequese formação permanente de modo progressivo e integral e, o terceiro olhar envolve observar de dentro para fora da comunidade – significa conhecer as situações concretas das comunidades paroquiais e as necessidades diocesanas; o quarto olhar, é observar por dentro e por fora da comunidade, isto é, compreender como a pastoral está presente e como o dízimo pode ser o eixo da vida corresponsável da comunidade, entendendo que aquilo que celebramos é também o que , vivemos.
Por fim, com a dinâmica de discernimento comunitário na igreja Sinodal, foram propostos caminhos para a Pastoral do Dízimo através da “Conversação no Espírito”, iluminados pela citação bíblica “Entre eles ninguém passava necessidade. ( At.4,34) :
1 – Como conscientizar primeiro aquelas pessoas que já estão conosco sobre o dizimo para depois alcançar aquelas afastadas?
2 – Como promover a conversão pastoral em vista de maior pertença em nossas comunidades e dioceses?
Com essa metodologia foi proposto a construção de um caminho com ações estratégicas profícuas que responda aos desafios da ação evangelizadora nas nossas comunidades, Paróquias e Diocese, a partir desta assembleia.
Para concluir a programação, Dom Edilson Nobre apresentou a visão panorâmica do dízimo na Diocese de Oeiras, oportunizando cada paróquia conhecer a sua realidade e consequentemente, repensar a caminhada do dizimo. Na sequência fez sorteio de brindes com os participantes, agradeceu a todas as equipes de trabalho, as paróquias, padres, religiosas e todos os agentes da pastoral do dizimo que participaram. Fez as considerações finais e encerou abençoando e enviando todos os missionários do dizimo.
Texto: Remédios Santos – Articuladora Diocesana do Dizimo