Assembleia Diocesana de Iniciação à Vida Cristã é realizada na Diocese de Oeiras

A diocese de Oeiras promoveu nos dias 01 e 02 /03/24, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes em Oeiras – Piauí, a Assembleia Diocesana de Iniciação à Vida Cristã.  Iluminados pelo Tema: Caminhando com a palavra: para compreender os itinerários catequéticos: o caminho da palavra e o Lema: “Compreendes o que está lendo?” At 8,30, a Assembleia contou com a presença de catequistas de todas as Paróquias e áreas Pastorais da Diocese.

Teve inicio com a Via -sacra percorrendo o auditório, áreas externas previamente preparadas,  seguida pela apresentação das Paróquias; após cada uma fez a partilha das experiências exitosas de Iniciação à Vida Cristã.

A manhã do sábado iniciou com a Santa Missa, presidida pelo Padre Wellington Rodrigues com entrada dos catequistas dos Itinerários (Adultos, Crianças, Adolescentes/Jovens, Batismo)

A palestra magna ficou a cargo do bispo Diocesano Dom Edilson Nobre com o tema: “Palavra de Deus e fonte da Catequese”, na qual destacou que na proposta do Projeto de Iniciação à Vida Cristã, que vem sendo executado em todas as paróquias e áreas pastorais, o ponto de partida para a formação dos catequizandos, sejam eles crianças, adolescentes, jovens ou adultos, deve ser sempre a Escritura Sagrada, na dinâmica da Leitura Orante, para que estes se familiarizem com a Palavra de Deus e, de fato, consigam compreender o Plano de Deus e a necessidade da experiência do encontro com Cristo. “Se não conseguirmos primeiramente despertar nestes catequizandos a consciência de ser discípulos seguidores de Jesus Cristo, de nada vai adiantar querer ensiná-los a doutrina católica”, disse Dom Edilson. “Para que as pessoas não se afastem da Igreja, depois de receberem os sacramentos, faz-se necessário fomentar nestas a identidade católica, e é a Palavra de Deus que nutre a vocação, a formação e a missão do discípulo missionário”, disse o prelado. Na ocasião foram apresentados alguns textos que fundamentam a necessidade da Escritura Sagrada na vida do cristão. O texto principal que norteou o itinerário da reflexão foi Atos dos Apóstolos, 8,26-40, que trata do encontro entre Felipe e o eunuco etíope, alto funcionário de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro. Ambos estavam voltando de Jerusalém. E, neste caminho, de modo pedagógico, o Espírito foi iluminando Felipe para que ele pudesse catequizar o eunuco, a ponto de despertar nele o desejo de ser batizado. Dom Edilson acrescentou ainda que faz-se necessário no processo de formação uma boa articulação da Escritura e da Tradição da Igreja, pois, não podemos esquecer que somos uma instituição que tem mais de 2000 anos de história, e existe um fio condutor que garante a unidade da mesma ao longo deste tempo.

Para a Articuladora Diocesana de IVC, Rossana Ferreira, o objetivo ao propor a temática desta Assembleia “O caminho da Palavra”: Para compreender os itinerários catequéticos de IVC, foi exatamente retomar o Projeto focando nos itinerários, observando os tempos e etapas e os textos bíblicos sugeridos em cada itinerário. Sentimos que precisávamos refletir mais este aspecto para que as coordenações possam trabalhar melhor nas paróquias e assim avançar nesse processo. Foi muito produtivo tanto a fala de Dom Edilson colocando a importância da centralidade da Palavra de Deus- fonte da catequese, como a exposição do Pe. Rogério sobre os Itinerários e os grupos de trabalho divididos nos quatro itinerários que são propostos no Projeto Diocesano de IVC: Adultos, Crianças, Adolescentes e Jovens e Batismo. As paróquias ilustraram, partilhando suas experiências exitosas em IVC. E um momento também muito especial neste tempo quaresmal (tempo de Purificação e Iluminação) foi a via sacra. Fizemos alguns encaminhamentos (Que passos do projeto de IVC ainda precisamos dar em nossas paróquias?) e assim, fortalecidos e animados contamos com o empenho de cada paróquia, pontuou Rossana.

Dando prosseguimento, foi feito e apresentado os trabalhos em grupos e finalizou com sugestões para melhor trabalhar o Projeto Diocesano de IVC nas paróquias.