Realizou-se nos dias, 14 e 15 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral a Assembleia Diocesana de Catequese. Com a presença de mais de 90 catequistas oriundos das Paróquias e Áreas Pastorais da diocese de Oeiras. A assembleia foi assessorada pelo Padre Estevão Prondi, Coordenador Regional de Catequese e vice- reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus.
Neste ano Santo Jubilar Peregrinos da Esperança e ano do Jubileu Diocesano – 80 anos, num conjunto de partilha, escuta, aprendizado e renovação espiritual, a Assembleia Diocesana da Catequese refletiu e avaliou o caminho percorrido, a partir do Projeto Diocesano de Iniciação à vida Cristã para fortalecer cada vez mais a comunhão e o crescimento da fé. Assim, durante os dias reunidos em Assembleia, foi revisado o Projeto na perspectiva do que fizeram e do que ainda precisa ser feito, norteados pelo TEMA: Projeto Diocesano de Iniciação á Vida Cristã-Processo de Inspiração Catecumenal: Desafios e Esperança e iluminados pela passagem bíblica “Avance para águas mais profundas” (Lucas 5,4), seguindo o tradicional método ver, julgar, agir, celebrar e enviar.
A Assembleia teve inicio com a Celebração Penitencial /Confissão presidida pelo Pe. Welson Barbosa, pároco da Paróquia Imaculada Conceição, Francisco Ayres, seguida da Missa de abertura na Igreja Catedral presida por Dom Edilson Nobre, logo após, aconteceu a apresentação das Paróquias, síntese do Questionário de avaliação do Projeto Diocesano de IVC nas Paróquias, com a Assessoria – Comissão Diocesana de Animação – Bíblico Catequético IVC.
Na manhã do sábado, após oração inicial, o Padre Estevão, em suas palavras, disse que os catequistas devem usar as palavras da carta de São Paulo: “Reaviva o Dom de Deus que há em mim”, devem fazer ecoar estas palavras, porque Deus nos deu espirito de fortaleza para nos dizer que todos somos chamados e vocacionados; Que bom olharmos para a história da Diocese e percebermos seus 80 anos de caminhada e que temos um Projeto que nos faz caminhar, mas que este precisa a cada tempo ser analisado; então queremos aqui perceber o que a Igreja está nos orientando, o que nós temos e como precisamos aprimorar , pois o que queremos com este processo é homens e mulheres convictos de sua fé. À luz do Diretório vamos falar sobre a Comissão de Iniciação á Vida Cristã e assim perceber o nosso caminho; o subtema desta Assembleia: Projeto Diocesano de Iniciação á Vida Cristã-Processo de Inspiração Catecumenal, desafios e esperanças, “nos convida a sair de uma catequese meramente conteudista para uma catequese querigmática, mistagógica, fazendo as pessoas experienciar, vivenciar.” Pontuou Padre Estevão.
À tarde, aconteceu os Grupos de Trabalho, Partilha dos GTs e Encaminhamentos da Assembleia, Benção e Envio dos participantes.
A Assembleia Diocesana da Catequese foi também um momento de reestabelecimento espiritual, não se trata apenas de receber, mas também é um chamado à doação de vida. Os participantes foram desafiados a retornar às suas comunidades, levando consigo não apenas conhecimento, mas uma esperança renovada pelo serviço e pela missão.