ARREPENDIMENTO: UM MEIO DE EXPERIMENTAR CRISTO

Compartilhe:

 

Embora a experiência de Cristo seja uma graça que nunca podemos merecer, é necessário, para nos mantermos nesta graça: desejá-la com ardor e pedi-la com constância. Acrescente-se a essas posturas, uma terceira: o arrependimento.

Meditar sobre a própria pecaminosidade e buscar o perdão divino, por meio da graça do arrependimento, é um desafio constate aos disfarces do pecado e nossas múltiplas justificativas.

O Arrependimento é um meio de experimentar Cristo

O Apocalipse diz de maneira fabulosa: “Escreva ao Anjo da igreja de Éfeso. Assim diz aquele que tem na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro: Conheço a conduta de você, seu esforço e sua perseverança. Sei que você não suporta os maus. Apareceram alguns dizendo que eram apóstolos. Você os provou e descobriu que não eram. Eram mentirosos. Você é perseverante. Sofreu por causa do meu nome, e não desanimou. Mas há uma coisa que eu reprovo: você abandonou seu primeiro amor. Preste atenção: repare onde você caiu, converta-se e retome o caminho de antes. Caso contrário, se não se converter, eu chego e arranco da posição em que está o candelabro que você tem.” (2,1-5).

Essas palavras do Apocalipse são bem simbólicas da atitude que Jesus demonstra nos evangelhos. Arrependimento é assunto de seus primeiros sermões: “Convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo” (Mc 1,15); é assunto dos primeiros sermões dos apóstolos: “Convertei-vos”, diz Pedro, “e cada um peça o batismo em nome de Jesus Cristo, para conseguir o perdão dos pecados. Assim, recebereis o dom do Espírito santo” (At 2,38).

O arrependimento e, na verdade, a disposição fundamental do Cristão; uma disposição permanente. Sem desculpas, sem reivindicações, sem autocomplacência. Antes, precisa confessar sua incompetência para livrar-se da pecaminosidade e sua necessidade absoluta do poder salvífico de Deus em Jesus (cf. Rm 7,18-25).

Nos dias atuais, menosprezamos por demais o pecado. Mas Jesus parecia dar-lhe muita importância (Mt 1,21; 26,28; Jo 20,23; 1Tm 1,15; Rm 5,8; 1Jo 4,10). Para Jesus, o perdão dos pecados é mais importante que a saúde física e os bens materiais. É por isso que temos muita necessidade do dom do arrependimento. Entretanto, não pensem que o arrependimento significa (apenas) percepção do pecado e contrição pelo pecado.

A palavra grega para arrependimento é metanoia, que indica mudança total de ânimo e propósito. Talvez, a melhor fórmula para o arrependimento seja o mandamento enunciado por Jesus: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo” (Lc 10,27).

Outra característica da graça do arrependimento: vem sempre acompanhado de muita alegria e paz. Na verdade, o arrependimento segue-se encontro com Cristo (1Cor 15,9; Is 6; Lc 7 e 19…).

No caminho do arrependimento é inevitável encontra-se com alguns perigos e ficar barrados por eles: a recusa de perdoa a si mesmo, por causa da culpa; o temor excessivo de Deus; a experiência de Cristo que só cobra de nós. Acreditando que todo sofrimento veio a este mundo em conseqüência do pecado e, quanto mais peco, mais sofro, sou chamado a fazer a experiência luminosa do perdão pela confissão dos pecados.

Uma vida nova é possível, sem presunções ou medos; sem subterfúgios ou fatalismos! (Texto a partir de MELLO, Anthony de. Abandonar-se a Deus para ser Igreja. 3Ed., São Paulo: Loyola, 1996, p. 107-130).

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts