Ano jubilar de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ícone do amor – 2015-2016

Celebramos no dia 27 de junho próximo passado a abertura solene do Jubileu de 150 anos da entrega do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pelo Papa Pio IX aos cuidados dos missionários redentoristas no ano de 1866 com a seguinte missão: “Fazei-a conhecida em todo o mundo”.

A programação será marcada pela realização de congressos, peregrinações aos santuários, celebrações especiais para recordar o perpétuo socorro de Maria e agradecer as inúmeras graças recebidas por sua intercessão.

Em se tratando de um momento especial, o papa Francisco concedeu indulgência plenária para este ano jubilar.

“Para obter a indulgência é necessária uma peregrinação, entre 27 de junho de 2015 e 27 de junho de 2016, na igreja de Santo Afonso em Roma ou numa igreja redentorista em qualquer parte do mundo para venerar o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

As condições usuais para a obtenção da indulgência plenária consistem na celebração do sacramento da reconciliação, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre. A peregrinação deverá ser concluída com a oração do Pai Nosso, do Credo e orações a nossa Mãe Santíssima.

Os doentes, idosos ou impossibilitados de realizar a peregrinação também poderão obter a indulgência plenária. Eles associam-se espiritualmente às celebrações jubilares e peregrinações, reconhecendo seus pecados e com a intenção de corresponder às condições habituais para a obtenção da indulgência. Assim agindo devem procurar a misericórdia de Deus oferecendo os seus sofrimentos diante do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”.

Os missionários redentoristas assumindo com fidelidade, zelo, dedicação e amor, o mandato recebido há 150 anos, continuam com renovado ardor missionário  anunciando as misericórdias do Senhor através da novena perpétua que atrai, acolhe e conduz ao compromisso cristão mulheres e homens de todas as classes e nações, letrados ou iletrados, de todas as raças e línguas e até mesmo de outras religiões para um momento privilegiado de comunhão fraterna.

Cada semana milhares de fiéis se reúnem nos grandes santuários ou pequenas comunidades para reavivar a sua fé a partir do encontro fraterno, da escuta da Palavra, da adoração a Jesus sacramentado, da comunhão eucarística, celebrando as maravilhas de Deus pelas graças e bênçãos recebidas através da devoção ao Ícone do Amor.

Em Teresina na igreja de São José Operário (Vila Operária) cada terça-feira durante as treze sessões da novena perpétua uma média de 15 mil pessoas se reúnem diante do Ícone do Amor e experimentam o acolhimento afetuoso e amoroso da Mãe do Perpétuo Socorro.

As expressões singelas da manifestação de fé dos fiéis constituem um testemunho indiscutível da revelação do amor de Deus nos simples e pequenos.

Somos convidados a participar intensa e plenamente deste ano jubilar, tempo de graça, expressão da misericórdia, devoção ao Ícone do Amor.

Por José Rodrigues Neto – 06/07/2015

Acesse: http://rodriguesnetojose.blogspot.com.br