Realizou-se na quarta-feira, 10/08/2022, a solenidade festiva da Dedicação da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória. A cerimônia foi presidida pelo bispo da diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre e concelebrada pelo clero diocesano. Na assembleia, religiosas, representações das diversas paróquias e devotos da Virgem da Vitória lotaram todo o adro da catedral. A celebração eucarística teve início às 19h.
Há 15 anos, a convite do então bispo diocesano Dom Augusto Alves da Rocha, no dia 15 de agosto de 2007, esteve em Oeiras, Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, para a cerimônia de consagração da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória (revista do IHO – nº 18, p. 29). A solenidade da Dedicação da Igreja Catedral é rememorada no dia 10 de agosto, dentro do festejo da Padroeira de Oeiras, da Diocese e do Piauí.
Dom Edilson ressaltou em sua reflexão que “nos reunimos no adro da nossa Catedral, contemplando a beleza deste encontro que reúne centenas de fiéis. O contexto são os festejos alusivos a Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Diocese de Oeiras e do Piauí, no dia em que no calendário da Igreja fazemos a memória do diácono e mártir São Lourenço. Agregamos a esta motivação o aniversário da dedicação deste templo, cujos altares foram ungidos por Dom Baldisseri, então Núncio Apostólico. A Igreja templo é um sinal simbólico que nos remete à Igreja povo de Deus, constituída por todos os homens e mulheres que receberam a graça sacramental do batismo, conforme nos indica o Concílio Ecumênico Vaticano II. Nós, Igreja povo de Deus, temos a missão de evangelizar, de comunicar Cristo ao mundo e propor o Reino por Ele instaurado, onde se consolidam a justiça, a paz, a fraternidade, a solidariedade, a unidade, a experiência do amor nas relações com Deus e com o próximo, em meio ao pluralismo e a diversidade existentes na sociedade hodierna; Pediu para não nos deixarmos levar pela onda dos falsos profetas. O que significa, por exemplo, para um cristão numa denominada “marcha para Jesus” inserir a alegoria de um grande revólver sobre um veículo? Isto aconteceu em Vitória-ES. Em Curitiba um pastor ungiu armas de fogo com estas palavras: “Senhor Deus, em nome de Jesus, nós ungimos essas armas para a segurança da população de nossa cidade”. Enquanto Jesus Cristo reage quando Pedro puxa a espada para defendê-lo: “Guarda a espada. Todos os que usam da espada, pela espada perecerão” (Mt, 26,52), pontuou Dom Edilson.
Antes da benção final, Dom Edilson fez a nomeação de alguns padres e leigos para determinadas funções de cunho diocesano, que são importantes na condução dos trabalhos pastorais e na evangelização, a saber:
Colégio de Consultores da Diocese de Oeiras:
Pe. Possidônio Ferreira Barbosa Júnior
Pe. João de Deus de Carvalho Leal
Pe. Francisco de Assis Barbosa
Pe. Henrique Geraldo Martinho Gereon
Pe. Kleyton Vieira da Silva
Pe. Juvenal Soares Pereira
Pe. Benedito Silva de Macedo
Conselho de Assuntos Econômicos e Administrativos da Diocese de Oeiras
Pe. Possidônio Ferreira Barbosa Júnior
Pe. Benedito Silva de Macedo
Gutemberg Cavalcante Rocha
Luís Fernando Costa
José Gonzaga Carneiro
Maria de Fátima Moreira Reis
A Festa de Nossa Senhora Vitória acontece no dia 15 de agosto com Missa Solene às 9h na Igreja Catedral e às 16:30 h procissão e Missa de encerramento do Morro de Leme.
Fotos: Claudio Fernandes